Políticas públicas para mães atípicas, auxílio ao GAC e requalificação de calçadas são aprovados na Câmara
O vereador Alef Collins salientou a importância do requerimento de nº 1.967/2025, com indicação ao prefeito do Recife para unirem esforços para encaminhar medida que objetive a implantação da política municipal de apoio às mães atípicas. “É preciso que o Poder Público garanta a essas mulheres e aos cuidadores, que são quem cuida dessas crianças, as políticas públicas, porque o entendimento que nós temos é de que tem que existir as políticas públicas que alcancem as crianças e adultos que têm algum tipo de neuroatipicidade”, destacou.
O vereador Eduardo Moura ocupou a tribuna do plenário para discutir dois requerimentos de autoria do vereador Alef Collins: o de nº 1924/2025, que pede à Emlurb a requalificação das calçadas na altura do nº 2911 da avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, e o requerimento de nº 2139/2025, que solicita ao Governo de Pernambuco a concessão de subvenção social ao Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE).
“Muito feliz, esse requerimento”, comentou Eduardo Moura sobre o pedido de subvenção social ao GAC-PE. “O GAC, que fica ali na Universidade de Pernambuco, é um grupo que precisa de muita ajuda, e que ajuda muitas crianças, especialmente do interior”.
Ao refletir sobre o pedido de requalificação de calçadas em Boa Viagem, o parlamentar afirmou que os passeios públicos do bairro precisam de mais atenção do poder público. Ele sugeriu a implementação de iniciativas que unissem esforços da Prefeitura e dos moradores para estruturar as calçadas. “Boa Viagem é, hoje, o bairro que tem mais idosos no Recife. É o bairro mais populoso, [com] mais de 120 mil habitantes”, disse. “Eu arrisco dizer que é o bairro que tem as calçadas mais esquecidas do Recife. É difícil você passar por uma rua de Boa Viagem, por uma avenida de Boa Viagem, e você não se deparar com uma calçada completamente destruída, completamente sem acessibilidade”.
Em aparte, Alef Collins também se pronunciou sobre o requerimento nº 1924/2025. Ele compartilhou o caso de uma pessoa do seu círculo de amizades que perdeu a vida após ser atropelada em um local de Boa Viagem em que havia calçadas em más condições e a pessoa precisou andar na pista dos carros. “É uma causa muito importante que a gente possa defender, para que as calçadas da cidade do Recife sejam fiscalizadas e concluídas”.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Alef Collins.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura.
Em 07.04.2025