Requerimentos sobre melhorias na Policlínica Amaury Coutinho são analisados no plenário
O primeiro requerimento analisado pelo vereador Eduardo Moura foi o de número 3203/2025 dirigindo indicação à Secretaria de Saúde para a realização de obras e reparos estruturais na Policlínica Amaury Coutinho, incluindo manutenção de banheiros, pisos, balcões e sistema de atendimento eletrônico, bem como requalificação geral da Unidade, no bairro Campina do Barreto. “Na visita à unidade, nós vimos um prédio relativamente antigo e degradado. Mas, nós encontramos funcionários públicos e servidores públicos fazendo o atendimento acontecer dentro do que era possível”.
Em aparte, o vereador Felipe Alecrim (Novo) lembrou que haverá uma audiência pública, no plenarinho, para discutir a Saúde no Recife, próximo dia 7 de maio. “Quero aproveitar o espaço para fazer um convite a todos os pares porque a gente vai discutir a saúde pública do Recife no dia 7 de maio, por meio de uma audiência pública, a partir das 10h. Inclusive, faremos um paralelo com aquilo que a gente identificou na cidade de Joinville (SC)”.
O requerimento nº 3204/2025 trata de aquisição de equipamentos e mobiliário hospitalar, bem como melhorias estruturais e de climatização nas dependências da Policlínica. “Vi um grande cuidado dos servidores da Amaury Coutinho e esse pedido para dar melhores condições”. Já o de número 3205/2025 é direcionado no sentido de realizar o reforço do quadro de médicos, técnicos e equipe de segurança da Policlínica Amaury Coutinho, diante do aumento expressivo da demanda da unidade. “Um gestor da Policlínica, dedicado ao extremo, disse que era para ter oito médicos, mas só tinham três na unidade. Peço com urgência esse pedido para a Secretaria de Saúde”.
Em aparte, o vereador Júnior de Cleto (PSB) salientou que muitos moradores de Olinda vão à Policlínica Amaury Coutinho para serem atendidos. “Toda a minha vida eu sempre acompanhei os moradores da zona norte e o que sempre aconteceu, e acontece até hoje na policlínica Amaury Coutinho, é que os moradores da cidade vizinha de Olinda vêm sendo atendidos no Recife porque Olinda não presta o socorro devido. Eu creio que isso prejudica a unidade Recife com a superlotação. Recife trabalha por Recife e por Olinda”.
O de nº 3207/2025 trata de uma indicação à Secretaria de Ordem Pública e Segurança sobre a adoção de medidas de segurança e iluminação no entorno da policlínica. “No estacionamento dentro da policlínica não tem iluminação e uma técnica enfermagem já foi assaltada”. E o requerimento nº 3208/2025 dirige indicação à Secretaria de Saúde para realizar a regularização do abastecimento de insumos básicos de higiene na policlínica, com inclusão da unidade em logística reforçada de distribuição. “O copo d’água descartável está faltando e também o sabão para lavar as mãos”, pontuou.
Defesa - O vereador Rinaldo Junior também discutiu dois requerimentos de autoria do vereador Eduardo Moura. O primeiro foi o de nº 3.204/2025, que versa sobre melhorias estruturais e climatização nas dependências da Policlínica Amaury Coutinho. “Eu tive o privilégio de encontrar a secretária Luciana Albuquerque uma semana após ter visitado essa policlínica e esses pedidos já estão sendo resolvidos. O mobiliário hospitalar já começou a chegar ontem, e em relação à manutenção do prédio, eu já posso afirmar que neste exato momento a Amaury Coutinho está sendo requalificada, começando pelos corredores principais. Os trabalhadores estão lá fazendo esse serviço”, informou.
Já sobre o requerimento de nº 3.206/2025, que pede a ampliação de serviços especializados e de capacidade física para acolhimento e medicação na policlínica Amaury Coutinho. “Desde a pandemia, alguns médicos pediram exoneração, 25% das pessoas que são atendidas ali são de outras localidades, mas todos são atendidos, por mais que exista uma demora. Das 790 pessoas que foram chamadas no concurso, 96 desses trabalhadores da saúde vão para essa unidade e até o mês de junho já estarão trabalhando lá”, contou. Em aparte, o vereador Eduardo Moura reforçou que “não importa de onde veio a melhora, mas que ela venha”.
Clica aqui e assista à reportagem do TV Câmara do Recife.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Rinaldo Junior.
Em 29.04.2025