Solenidade na Câmara marca o Dia Mulher Evidência
O Prêmio Mulher Evidência se tornou Dia Estadual em 2018, por meio de um projeto de lei do deputado federal Ossesio Silva (Republicanos), então deputado estadual de Pernambuco. A iniciativa visa a celebrar a força das mulheres e, com atividades como mentorias e cursos, fomentar a consciência sobre o empoderamento feminino.
Na tribuna do plenário, Ana Lúcia salientou a relevância do Prêmio Mulher Evidência. “Hoje, o Prêmio não é apenas uma homenagem é um espaço de visibilidade, é uma voz, é uma rede. Em cada edição, mulheres de diversas áreas são reconhecidas não apenas por seus cargos ou funções, mas por suas histórias, suas superações, sua força e sua contribuição para um mundo mais justo e igualitário”, disse. “O Dia Mulher Evidência é um dia para celebrar a força, a determinação e as diversas conquistas das mulheres em nosso Estado. A celebração é fundamental, pois comprova que os esforços e os sacrifícios valem a pena e se tornam um incentivo para que outras mulheres tenham a consciência do seu potencial”.
Na ocasião, foram entregues flores e certificados às mulheres premiadas. A reunião solene contou, ainda, com apresentações musicais de Iza Antonella, Cristina Amaral e da Orquestra do Instituto Artes Sol Maior, acompanhada do grupo Crianças Evidências e da cantora Anne. No plenário, também foram exibidos vídeos sobre o projeto Mulher Evidência e com uma mensagem do deputado federal Ossesio Silva.
Para Cláudia Montes, o Prêmio busca enaltecer o poder feminino de mulheres de todas as áreas. “Todas nós temos dores, mas também temos força, temos coragem, temos empreendedorismo, nós temos vivência e temos a beleza, temos o glamour”, explicou. “Ser Mulher Evidência é entender a magnitude que a mulher possui. A mulher sempre esteve no pódio. A mulher sempre foi evidência. Há anos atrás, se você for buscar a história, você vai ver que as rainhas orientavam seus filhos príncipes, que se tornavam reis. A mulher é quem comanda tudo”.
Na mesa de honra do evento, além das vereadoras e da idealizadora do projeto, estiveram presentes a secretária da Mulher de Pernambuco, Juliana Gouveia, a gestora da Secretaria da Mulher do Recife, Laudijane Domingos, e a escritora Maristela Pozitano.
Ao final da cerimônia, a vereadora Natália de Menudo refletiu sobre a necessidade de celebrar a necessidade da mulher ocupar espaços e o sentimento de união de projetos como o Prêmio Mulher Evidência. “Sabemos que ainda vivemos em uma sociedade bastante machista. Todos os dias somos mortas. Todos os dias homens covardes nos batem. E como é importante o protagonismo da mulher, como é importante essa união, como é importante essa luta”.
Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.
Clique aqui e assista a reunião solene em homenagem ao Dia Estadual da Mulher Evidência.
Em 22.04.2024