Vereadores debatem necessidade de requalificação dos prédios escolares

Um amplo debate sobre a requalificação dos prédios das escolas da rede municipal de ensino, melhorias na educação, e também a criação de uma campanha e ações de conscientização sobre a violência política contra a mulher, usando como espaço a Câmara Municipal do Recife, foi realizado durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (1º). O debate foi originado a partir de requerimentos de autoria da vereadora Ana Lúcia (Republicanos) e contou com a participação da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL), Gilson Machado Filho (PL), Carlos Muniz (PSB), Eduardo Moura (Novo) e Davi Muniz (PSD).

Todos os requerimentos foram aprovados. Entre eles, foram debatidos os de número 1782/2025, 1784/2025, 1824/2025 e 1825/2025 que abordam a infraestrutura dos prédios e pedem reformas em escolas municipais dos bairros da Encruzilhada, Engenho do Meio, Torrões e Água Fria. Ana Lúcia disse que reconhece que a secretaria de Educação mantém cerca de 400 escolas e que muitas precisam de obras. “O ideal seria trabalhar com ações preventivas e ver quais os pontos que precisam de manutenção. Precisamos criar um plano de requalificação coletiva. Esses requerimentos vou encaminhar não somente à Secretaria de Educação, mas também ao Ministério Público”.

O vereador Carlos Muniz também pediu aparte e destacou que uma obra de reforma numa escola é mais do que uma simples obra de requalificação, pois também tem impactos sociais na comunidade em que está sediada. “Portanto, não é uma simples obra de engenharia, mas também social. Realmente, muitas dessas escolas que precisam de requalificação, têm mais de 30 anos e precisam de adaptações por obrigação da lei”.

Já o vereador Eduardo Moura, ao discutir os requerimentos, criticou a gestão do então secretário Fred Amâncio à frente da Secretaria de Educação do Recife. “Onde é que o antigo secretário de Educação do Recife tem que ser elogiado? Isso está comprovado por requerimentos e mais requerimentos pedindo reformas estruturais e até copos de água. Se pedem melhorias nas escolas é porque não tem estrutura e não está bom”. O vereador Felipe Alecrim (Novo), por sua vez,  disse que os parlamentares estavam no plenário para aprovar os requerimentos “a partir de denúncias, a partir de um processo de escuta e cobrar a Prefeitura por meio desses requerimentos”.

O vereador Davi Muniz (PSD) também aproveitou para discutir a importância da requalificação na estrutura das escolas e parabenizou a vereadora Ana Lúcia pelos requerimentos. “Na Várzea, tem creche que parece um presídio; sem acessibilidade, sem pessoas capacitadas. As mães levam as crianças para as creches com o coração partido, porque sabem que a estrutura ainda não está devidamente qualificada e que não tem gente preparada para tomar conta das nossas crianças”, pontuou.

Violência - Em seguida foi feito o debate sobre os requerimentos de número 1659/2025, dirigindo indicação ao presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), para a realização, na Casa Legislativa, “de campanhas e ações de conscientização sobre a violência política contra as mulheres”. O que a vereadora Ana Lúcia propõe é que sejam realizadas palestras e treinamentos voltados para parlamentares e servidores, “com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre o tema e fortalecer o compromisso desta Casa Legislativa no combate a essa forma de violência”.

Segundo a vereadora Ana Lúcia, essa “é uma necessidade urgente” e a campanha deve ser feita pela Escola do Legislativo. “Precisamos construir juntos. Somos oito vereadoras [num universo de 37] e a convivência tem que ser sadia, amistosa e respeitosa”. A vereadora Jô Cavalcanti pediu aparte e lembrou que “nós [mulheres] somos maioria da população e ainda somos atacadas por conta do machismo e do racismo. Nossas atuações [nas casas legislativas] não podem ser tratadas como brincadeira, pois enfrentamos essa violência de perto”. O vereador Gilson Machado Filho, que também pediu aparte, reforçou o apoio ao requerimento e disse que estava “do lado das mulheres”.

 

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Ana Lúcia.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Davi Muniz.

 

Em 01.04.2025.