Vereadores destacam problemas do Recife e criticam gestão

Os problemas em áreas como saúde, educação, mobilidade, moradia e gestão de obras foram alvo de um debate levado à tribuna da Câmara do Recife pelo vereador Felipe Alecrim (Novo) nesta terça-feira (22), durante a reunião plenária. Em seu discurso, o parlamentar repercutiu uma pesquisa do Instituto Cidades Sustentáveis, divulgada neste ano, que afirma que 67% dos moradores da capital se mudariam do Recife se pudessem. O vereador Eduardo Moura (Novo) também participou da discussão.

O tempo excessivo de agendamento de exames na rede pública municipal de saúde, o atraso na entrega de creches, a falta de valorização de profissionais de educação e a falta de moradia foram algumas das questões levantadas por Felipe Alecrim. O parlamentar associou suas críticas à continuidade das últimas gestões da Prefeitura no poder.

“Não há maior evidência de insanidade do que fazer as mesmas coisas dia após dia e acreditar que nós teremos um resultado diferente. Por que eu falo isso, vereadores? Porque há décadas são as mesmas pessoas que se alternam no poder”, afirmou. “Nós vivemos muitos problemas. E, infelizmente, a gestão vende o Recife de rede social”.

Em aparte, Eduardo Moura disse que o Recife seria uma cidade “abandonada” por sua população se o seu povo, por conta dos problemas urbanos, não se interessasse mais em manter suas raízes no município. “Hoje, se a gente pensar direitinho, o que mantem a gente numa cidade como essa descrita pelo senhor, o que é a realidade, são as raízes”, disse. “Recife tem muita sorte por duas coisas. Existe um povo apaixonado pela cidade, isso é um fato. Nós aqui estamos lutando por um Recife melhor porque nós somos apaixonados pela cidade. E existe uma outra parcela que tem as raízes aqui, que tem sua família aqui”.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Felipe Alecrim.

Em 22.04.2025