Vereadores discutem fornecimento de leite de fórmula

Através de um requerimento de sua autoria, o vereador Alef Collins (PP) denunciou, na reunião plenária desta terça-feira (8), da Câmara Municipal, que a Prefeitura do Recife não vem fazendo a entrega, em tempo hábil, de leite de fórmula – leite artificial, modificado para imitar o materno – específico para crianças com doenças raras. “A Prefeitura atrasa na entrega do leite de fórmula, que é uma necessidade básica. Esse leite é essencial para que a criança sobreviva”, disse, ao debater o requerimento de número 2181/2025, de sua autoria. O vereador Eduardo Moura (Novo) participou da discussão.

O requerimento, que foi aprovado, dirige indicação ao prefeito João Campos, para que “adote as providências necessárias no sentido de regularizar o fornecimento de leite para todas as crianças com deficiência que possuem necessidades alimentares específicas, cujas mães dependem do leite especial, ou seja, com fórmulas diferenciadas para seus filhos”. Ele disse que a denúncia chegou ao seu gabinete através de uma audiência pública que realizou e que a mãe identificada por Rafaela, cujo filho L.F. se alimenta por sonda nasoenteral, enfrenta dificuldades diárias por causa da falta do leite.

“Rafaela disse que quando o leite chega é quase vencido e não é na quantidade ideal. A fórmula do leite também foi alterada sem avaliação médica prévia e a criança sofreu com enjoos e diarreia”, afirmou. Alef Collins lembrou que o vereador Eduardo Moura (Novo) fez uma fiscalização no depósito da Prefeitura e que ele sabia “onde o leite de formula está armazenado”.

Eduardo Moura pediu aparte e confirmou, dizendo que Alef Collins detectou, através da audiência pública, o que ele encontrou na fiscalização. Não apresentou detalhes e comentou que “quando fazemos fiscalização o nosso intuito é melhorar. Mas é preciso reconhecer que há um problema, para enfrentar E não há uma preocupação [da gestão] para se resolver o problema”.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Alef Collins.


Em 08.04.2025.