Votação de requerimentos geram debate na Câmara
Muitos dos pedidos de Eduardo Moura decorreram de fiscalizações que o parlamentar promoveu em serviços públicos, como o requerimento nº 2814/2025, que indica à Secretaria Municipal de Saúde a adoção de medidas urgentes de reforço, manutenção e organização dos serviços na Policlínica Barros Lima, garantindo infraestrutura, insumos e sinalização adequados ao atendimento da população.
Já outras solicitações tratam de demandas que chegaram ao gabinete do vereador, como requerimento nº 2817/2025, que solicita à Secretaria de Educação do Recife a garantia de celeridade na análise e no atendimento das solicitações de transporte escolar inclusivo no município.
Esse último pedido foi alvo de debates no plenário. “Essa denúncia eu recebi do filho de uma mulher. Essa criança tem TEA [Transtorno do Espectro Autista] e TDAH [Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade], está na fila do transporte inclusivo desde junho de 2024 e não tem atendimento na escola há quase um ano”, relatou Eduardo Moura na ocasião.
O vereador Alef Collins disse ter ouvido reclamações similares e, também, de problemas na prestação do serviço de transporte inclusivo, com casos de transportes degradados e que não param nos pontos combinados. “Eu acho de suma importância esse seu requerimento para mostrar a realidade do que a Prefeitura faz com essas mães, esses filhos”, disse.
Já a vereadora Ana Lúcia lembrou que as vans do transporte inclusivo devem parar na residência das pessoas atendidas pelo serviço. Ela orientou que familiares entrassem em contato com a Secretaria de Educação para comunicar problemas específicos. “Não é que não tenha crianças ainda sem esse atendimento. Se tiver, isso é grave e tem que ser corrigido de imediato”, afirmou. “Muitas vezes, é o motorista, são as pessoas que estão fazendo o transporte, que estão colocando essas crianças e famílias em determinadas situações, o que não é orientação da Secretaria de Educação”.
Os vereadores Gilson Machado Filho e Felipe Alecrim fizeram elogios ao conjunto de requerimentos do colega e observações sobre a necessidade de tornar esse tipo de pedido um instrumento mais forte de mudança.
“Tem muita gente falando que as nossas fiscalizações estão sendo midiáticas. Parabéns. Você acabou de mostrar o resultado das fiscalizações: uma série de requerimentos que, com certeza, vão para a Prefeitura agora e, após serem postados em rede social, que é o meio em que o prefeito navega, eu acho que ele vai fazer alguma coisa”, comentou Gilson Machado Filho. “Se esses requerimentos fossem atendidos, como disse o vereador que me antecedeu, certamente viveríamos em uma cidade com uma condição totalmente diferente da realidade atual”, acrescentou Felipe Alecrim.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura.
Em 28.04.2025