Votos de aplausos para Hilda Torres e KL Jay são enaltecidos no plenário

Dois requerimentos (1242/2025 e 2025/2025), de autoria da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL), concedem voto de aplausos e congratulações à atriz pernambucana Hilda Torres pelo espetáculo teatral “Soledad: A Terra é Fogo Sob Nossos Pés” e a KL Jay pela participação no evento “Recife Street Mangue”. Ambas as proposições foram debatidas e aprovadas na reunião plenária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (7).

Sobre o requerimento nº 1242/2025 que concede voto de aplausos e congratulações à atriz pernambucana Hilda Torres pelo espetáculo teatral “Soledad: A Terra é Fogo Sob Nossos Pés”, que homenageia a militante Soledad Barret Viedma, Jô Cavalcanti disse que a peça tem percorrido o Brasil levando ao palco a trajetória de uma mulher que enfrentou ditaduras, lutava por justiça social e sonhava com um mundo mais igualitário.

“Nascida no Paraguai, Soledad viveu exílios, perseguições e torturas, mas nunca renunciou seus ideais. Ela foi uma jovem militante que dedicou sua vida a resistência contra a ditadura na América Latina. A interpretação é de Hilda Torres e nos transborda a história de uma mulher que enfrentou a opressão, o exílio e a traição. Em tempo de perseguição à cultura, de ataques à democracia e de tentativa de silenciamento da nossa história, projetos como esse tornam ainda mais necessários e Hilda Torres tem se destacado, ao longo de sua carreira, pela potência de sua atuação, pelo compromisso e valorização do teatro pernambucano”.

No aparte, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) parabenizou Jô Cavalcanti pela proposição. “Quero parabenizá-la e dizer o quanto é importante essa Casa aplaudir uma das grandes atrizes brasileiras. Hilda Torres não só tem feito pelo teatro pernambucano e brasileiro, como tem feito muito pela luta das mulheres, o exercício da arte e da educação”.

Já em relação ao requerimento nº 2025/2025, concedendo voto de aplausos e congratulações a Kleber Simões, conhecido artisticamente como KL Jay, pela participação no evento "Recife Street Mangue". Jô Cavalcanti destacou que o plenário precisava reconhecer a história de música urbana e da cultura periférica do país.

“Kléber Simões faz um trabalho no Recife com a periferia e o Recife foi o cenário da primeira Batalha Urbana de Pernambuco, o Recife Street Mangue, um forte evento cheio de resistência, que reuniu mais de 70 artistas, disputando nove categorias e celebrando o que há de vivo em nossa cultura popular. É cultura viva, pulsante e coletiva. A presença de KL Jay no Recife foi tão simbólica porque ele representa aquilo que o evento quer reafirmar: cultura e arte urbana”.

No aparte, Rinaldo Junior (PSB) ressaltou o trabalho de artista. “KL Jay é integrante da maior banda da música popular brasileira atualmente: Racionais MCs que canta o povo, denuncia o racismo e mostra a valorização do povo preto. E que felicidade estar aqui hoje votando nesse requerimento. Parabéns pelas proposições”.

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Jô Cavalcanti.

Em 07.04.2025