Apelos à Polícia Militar são aprovados
Cinco requerimentos de autoria do vereador Alef Collins (PP) dirigindo apelos à Polícia Militar de Pernambuco geraram debates no plenário da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira (12), na reunião plenária. O vereador Júnior de Cleto (PSB) deu início às discussões que também contaram com os pronunciamentos de Thiago Medina (PL), Chico Kiko (PSB) e Eduardo Moura (Novo). As matérias foram aprovadas.
Os requerimentos fazem apelo ao Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco para providenciar o reforço do policiamento ostensivo em cinco pontos da cidade: na rua Poeta Zezito Neves e na rua Desembargador João Paes, em Boa Viagem; na rua Doutor Álvaro Ferraz, no Jordão; na Avenida Doutor José Rufino, em frente ao Mercado de Areias e na rua José Natário, no bairro Areias.
Segundo Júnior de Cleto, as proposições chamam atenção. “A gente não vê segurança. No meu ponto de vista, o que precisa é autonomia para o comando. Os policiais vão às ruas e saem de casa com medo e a gente não vê esse investimento nos policiais do Estado de Pernambuco. No último sábado, foram assassinados dois jovens ao sair do evento em Olinda com um tiro na nuca. Como se fosse pena de morte. A falta de segurança é assunto de todos os dias nesta Casa”, lamentou. “Que grande falta faz o Pacto Pela Vida, criado pelo ex-governador Eduardo Campos, que surtiu efeito”.
Em aparte, Chico Kiko criticou o governo estadual e salientou que os vereadores percorrem as ruas de diversos bairros e conhecem os problemas de segurança.
Ao também subir à tribuna para comentar sobre os requerimentos aprovados, o vereador Thiago Medina afirmou que “a segurança pública também é responsabilidade da Guarda Municipal”. “É de praxe todos os vereadores da base jogarem a insegurança do Recife no colo do Governo do Estado. É sempre assim. Agora, a culpa da insegurança não é porque a Prefeitura do Recife menosprezou a Guarda Municipal”, criticou.
A discussão a respeito da responsabilidade constitucional sobre a segurança pública também foi um ponto do discurso do vereador Eduardo Moura na tribuna. O parlamentar, que é favorável ao armamento da Guarda Municipal, disse que em sua perspectiva, também cabe à Prefeitura atuar na segurança pública. Ele afirmou ver falhas no setor em âmbito estadual, mas afirmou que cabem aos vereadores fazer cobranças que se concentrem no Poder Executivo municipal. “A polícia falha hoje? Não, quem falha hoje é o efetivo, não se tem efetivo para trabalhar. É uma falha do governo atual, da governadora que já teve tempo de consertar? É. E nós temos que cobrar. Agora, nós somos vereadores do Recife”, afirmou.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Júnior de Cleto.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Thiago Medina.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura.
Clique aqui para assistir à matéria da TV Câmara do Recife.
Em 12.05.2025