Aplauso ao Programa de Residências Terapêuticas do Recife

Durante a reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (20), foi discutido o requerimento nº 4018/2025, de autoria da vereadora Flávia de Nadegi (PV) que concede voto de aplauso ao "Programa de Residências Terapêuticas do Município do Recife". A proposição presta "reconhecimento ao papel transformador na promoção do cuidado em liberdade e na defesa dos direitos das pessoas com transtornos mentais, especialmente no contexto do 18 de maio – Dia Nacional da Luta Antimanicomial". A matéria foi aprovada e repercutida pela autora da proposição, além da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) e do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos).

 

Segundo Flávia de Nadegi, as residências terapêuticas na cidade do Recife têm um papel fundamental e desempenham, no acolhimento, o cuidado e reinserção social das pessoas com sofrimento mentais graves.  “As pessoas eram historicamente invisibilizadas e marginalizadas em nossa cidade", lamentou. "Aproveito também para lembrar que no último dia 18 maio, no último domingo, celebramos o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data que carrega a força de uma mobilização que resiste há décadas contra os horrores que foram praticados nos antigos manicômios e dentro de muitos hospitais psiquiátricos", destacou a parlamentar. "A Luta defende que os pacientes com sofrimento mental têm que ser reinseridos na sociedade, pois um dos principais promotores da cura desses pacientes é o convívio social”.

Em aparte, a vereadora Cida Pedrosa citou a médica psiquiatra Nise da Silveira e salientou a importância de haver mais residências terapêuticas. “Nise da Silveira foi uma grande médica que revolucionou a forma de nós tratarmos esses pacientes. Uma mulher que acreditou na arte, na inclusão e que chegava junto dos seus pacientes. Ao invés de tratá-los com choque, dava telas para que eles pudessem se expressar. E que essa política volte a ser forte. Precisamos de recursos, mais Caps (Centros de Atenção Psicossocial) e de mais residências terapêuticas”.

O vereador Rodrigo Coutinho disse que a geração atual se prejudica com a internet que vem gerando mais ansiedade. “A gente vê as nossas crianças e os nossos jovens cada vez mais no mundo digital e isso tem mexido muito com a cabeça das pessoas. Está cada vez mais normal enfrentar no dia a dia problemas que acabam ocasionando ansiedade, depressão e diversas doenças que são as doenças do século". Ele pontuou que todos os pacientes merecem o devido tratamento psiquiátrico. "Que todas as pessoas com problemas mentais possam se tratar para que isso venha a ser passado, e não mais o futuro”.

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Flávia de Nadegi.

Em 20.05.2025