Câmara do Recife comemora 100 anos do bairro de Boa Viagem

Mais do que um bairro, ele é a cara do Recife. Pela sua praia, beleza, modernidade, efervescência cultural e força econômica, Boa Viagem é um dos cartões postais que vendem a imagem da cidade para todo o mundo. Para celebrar o centenário de criação do bairro mais famoso da Zona Sul, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na noite desta quinta-feira (22), através do mandato do vereador Zé Neto (PSB). O parlamentar homenageou 20 moradores e personalidades entre artistas, religiosos e entusiastas das histórias locais, com a entrega de certificados.

A solenidade foi presidida pelo vereador Tadeu Calheiros (MDB), que compôs a mesa de honra com o vereador autor do requerimento; o pesquisador Daniel Uchôa; a arquiteta e escritora Maria Laura. O vereador Zé Neto fez um discurso falando sobre o bairro e disse que celebrar seu centenário na Câmara Municipal do Recife, numa reunião solene, é reconhecer sua importância para o desenvolvimento urbano, social e turístico da capital.

“É com alegria e emoção que me dirijo a esta plateia para comemorar o centenário de um dos bairros mais icônicos de nossa cidade. Sinto orgulho pelo fato de 100 anos terem se passado desde quando a região começou a se firmar como comunidade urbana. O que antes era uma faixa costeira de difícil acesso, transformou-se num dos principais centros turísticos, econômicos e culturais de Pernambuco. Ao mesmo tempo, sinto uma grande emoção, já que tenho uma grande relação com este bairro. Seja como residente, como apreciador da paisagem da Zona Sul ou como vereador, Boa Viagem faz parte do meu cotidiano e recebe toda a atenção do nosso mandato”.

O vereador disse que a reunião solene ocorreu a partir “de um encontro com o morador e amante de Boa Viagem, conhecedor de toda a área de Setúbal”, o pesquisador Daniel Uchôa. Foi Uchôa quem propôs homenagear pessoas que fazem a diferença em Boa Viagem. “Celebrar as pessoas é uma forma de perpetuar a história daquele lugar e é isso que faremos hoje na Câmara do Recife. Homenagearemos pessoas que amam e se dedicam ao bairro. Essa é uma forma de dizer que, para continuarmos cuidando de Boa Viagem, precisamos cuidar antes das pessoas que lá habitam”.

Zé Neto afirmou que, como vereador dedicado ao Recife e à Zona Sul,  sentia-se lisonjeado “por estar cercado por tanta gente comprometida com seu lugar e sua identidade”.  Ele também disse que tem atuado junto à Prefeitura do Recife para se investir em obras de infraestrutura na Zona Sul, requalificação dos espaços públicos, valorização dos comerciantes locais e em melhoria da qualidade de vida de toda a população. “O bem-estar das pessoas é uma prioridade”. O centenário do bairro, disse o parlamentar, não é apenas um momento de celebração, mas também de reflexão. “Que possamos construir os próximos 100 anos com justiça social, respeito ao meio ambiente e inclusão”.

 Após o discurso o vereador Zé Neto fez a entrega de um certificado aos 20 homenageados, que são moradores ou entusiastas das histórias do bairro – poetas, empresários, donos de quiosques da praia, pesquisadores, artistas plásticos entre outros -, cuja lista com os nomes está publicada abaixo. Três músicos – Lulu Caretas, Jesuíno e Netinho – fizeram apresentações no plenário da Câmara Municipal do Recife. Em seguida, o pesquisador Daniel Uchôa foi convidado a fazer o discurso de agradecimento.

 “Estamos celebrando os 100 anos do maior bairro do Recife. É um sentimento de justiça, pois não poderíamos passar por esta data sem estar aqui, para parabenizar Boa Viagem. Seria injustiça muito grande com a história deste bairro deixar esta data passar em branco. Quando procurei meu amigo Zé Neto, ele acolheu de pronto a ideia de realizar esta solenidade em memória deste bairro. E um bairro que transformou a história do Recife”, disse.

 Ele relatou em detalhes a história de Boa Viagem, desde quando o padre Leandro Camelo recebeu por doação a imensa área que compreende toda Boa Viagem. “O território foi doado por Baltazar Passos, que hoje é nome de uma rua em Setúbal. Ele fez o pedido ao padre para que fosse construída, na área, uma capela de oração. Ela foi erguida em 1707.  Ele citou vários dados e chegou ao século passado, quando o governador Sérgio Loreto iniciou a construção de uma avenida para atender ao transporte público, em 1924, e concluída em 1925. “Chegamos aqui com a responsabilidade de uma data histórica”, disse.

 Autora de livros sobre a arquitetura moderna do Recife, e também da influência dessa arquitetura nos prédios da orla, a arquiteta e escritora Maria Laura foi convidada a falar. “Acredito que fiz meu dever como arquiteta e urbanista, levantando o debate acerca da preservação da arquitetura moderna e o futuro da cidade do Recife”, disse. Ela agradeceu pelo apoio recebido para realizar o trabalho e escrever os seus livros.

 Ao final, o vereador Tadeu Calheiros,  fez as considerações sobre a reunião solene que presidiu  e convidou todas e todos os presentes a ouvir e acompanhar o Hino da Cidade do Recife.

 

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a reunião solene em homenagem ao centenário do bairro de Boa Viagem.

 

HOMENAGEADOS

 

1. ALBINO FERREIRA

2. ALEXSANDRO DE PAULA

3. BUBUSKA VALENÇA

4. EDGARD PAIVA (CHINA)

5. GUILHERME BELTRÃO

6. GUILHERME COUTINHO

7. HANS VON MANTEUFFEL

8. JESUÍNO BARBOZA

9. JOÃO PIABA

10. JOSÉ ALVES

11. JÚLIO VIANA

12. LULU KARETAS

13. MARIA LAURA

14. NETINHO VOZ E VIOLÃO

15. PADRE FÁBIO

16. PAOLO SALVADORI

17. PAULO BITTENCOURT

18. RAFA MATTOS

19. RITA DE CÁSSIA BARBOSA DE ARAÚJO

20. SÉRGIO CALADO E JANE CALADO

 

 Em 22.05.2025.