Câmara realiza entrega do Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça
Autora do projeto de Resolução que criou o Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo, coube à vereadora Ana Lúcia (Republicanos) recepcionar e fazer a saudação aos homenageados. A solenidade, que lotou o plenário e as galerias da Casa de José Mariano, foi comandada pelo presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB). Em cada edição, vereadoras e vereadores podem apontar, cada, o jornalista, radialista. publicitário, profissional da comunicação que queiram destacar para receber a homenagem.
A mesa solene foi composta pelos dois vereadores, além do vereador Eriberto Rafael (PSB), primeiro secretário da Câmara do Recife; e a jornalista Camila Torres, que representou todos os homenageados na solenidade. A premiação foi apresentada pelos jornalistas Éden Pereira, diretora, e Fábio Mendes, repórter, ambos do Departamento de Comunicação Social da Câmara Municipal. “Sinto-me verdadeiramente honrada por poder vivenciar este momento e, sobretudo, por ter a oportunidade de falar sobre a trajetória de uma mulher que é símbolo de força, superação e excelência: Graça Araújo”, disse a vereadora Ana Lúcia.
Instituído através da Resolução número 2698/19, o prêmio foi promulgado em 19/03/19 e publicado no Diário Oficial do Município número 36/19, de 21/03/19. “O objetivo da honraria é dar visibilidade às personalidades que vêm, ao longo do tempo, realizando importantes transformações em nossa cidade, além de homenagearmos a grande Jornalista Graça Araújo. Ela foi uma mulher competente, de força, fibra, opinião e à frente do seu tempo. No comando do programa TV Jornal Meio-Dia, e do programa Rádio Livre, Graça conquistou a todos com amor e grandiosidade, sempre em defesa dos mais vulneráveis”, argumentou a vereadora em sua justificativa da solenidade.
Em seu discurso, a vereadora Ana Lúcia disse que Graça Araújo, falecida em 2018, “não foi apenas uma profissional brilhante. Foi e continua sendo uma inspiração. Hoje, celebramos sua trajetória com orgulho, de todos que acreditam na força da verdade, da ética e da paixão por comunicar”. A parlamentar lembrou de uma passagem da jornalista num evento da Câmara do Recife, em 8 de março de 2017, Dia Internacional da Mulher. “Em uma fala sua aqui na nossa tribuna, ela expôs com clareza as contradições de uma sociedade em que as mulheres são maioria no eleitorado, na população e nas responsabilidades do cotidiano, mas ainda são tratadas como minoria no poder de decisão”.
Ana Lúcia disse também que Graça Araújo, ao criticar a desigualdade na política, no mercado de trabalho e na aposentadoria, evidenciou como as estruturas ainda não foram pensadas para incluir as mulheres de forma justa. “Sua fala é ainda mais atual quando percebemos que muitas dessas distorções permanecem — ou até se agravam — com reformas que ignoram realidades desiguais. O que ela nos propõe, com coragem, é que não aceitemos essa exclusão como natural. Precisamos ocupar espaços, cobrar qualidade nas candidaturas femininas, e, sobretudo, votar em mulheres comprometidas com as causas das mulheres”.
Após o discurso, foi apresentado no telão do plenário da Câmara do Recife um vídeo falando sobe Graça Araújo. O vídeo também é um registro de diversas declarações em que a jornalista fala sobre sua história pessoal e profissional. Em seguida os jornalistas Éden Pereira e Fábio Mendes foram convidados para fazer a chamada dos homenageados, que receberam a medalha e o diploma das mãos dos parlamentares. A lista completa, dos homenageados está publicada abaixo.
Em seguida, a jornalista Camila Torres ocupou a tribuna e fez o discurso de agradecimentos em nome dos homenageados. “Estou aqui na tribuna em nome de todos e venho agradecer o reconhecimento do trabalho que desenvolvemos. Jornalismo é mais do que a profissão que escolhemos. É uma missão, é compromisso com a sociedade e com valores que são inegociáveis, com informações precisas para chegar ao maior número possível de pessoas. Quando a sociedade é bem informada, damos a chance de ela reivindicar o que é preciso, garantimos o direito do conhecimento e valorizamos a existência de cada pessoa”.
Camila Torres disse ainda que informar a sociedade “é um trabalho necessário” e que a notícia desconhece horário. “O jornalismo exige preparo físico e mental. Jornalismo é técnica, estudo e comunicação, mas é também sentimento e consciência coletiva. Nem sempre informações que são importantes [para a sociedade] estão disponíveis ou fáceis de serem compreendidas. É preciso chegar até elas e traduzi-la na linguagem que o povo entende. Não raro a nossa presença e o nosso trabalho incomodam. Há momentos que [as pessoas] querem e outros que [as pessoas] não querem a nossa presença. Aprendemos a administrar situações assim”.
A jornalista acrescentou ainda que cada um e cada uma profissional de comunicação carrega consigo influências profissionais e pessoais. “Temos admiração por Graça Araújo, jornalista por convicção e jornalista do povo. Em 2016, tive a oportunidade de entrevistá-la e vi diante de mim a mulher que tinha a grandeza do trabalho [que realizava]. Na entrevista, ela falou dos anos de carreira na televisão; ela honrou cada momento em que esteve em contato com o povo. Graça honrou cada dia o jornalismo que praticou. Obrigada pelo que você fez pelo jornalismo. Seguimos aqui honrando a nossa missão, com paixão e responsabilidade”.
No final, o presidente da solenidade, vereador Romerinho Jatobá fez considerações sobre a solenidade. Parabenizou a vereadora Ana Lúcia “pela brilhante iniciativa que homenageia jornalistas e leva o nome de Graça Araújo”. Segundo o presidente, “o nome dela incrementa ainda mais esse prêmio, por toda trajetória dela e pelo que ela representa”. Romerinho Jatobá lembrou que “esta não é a primeira vez que entregamos [o prêmio], mas a cada edição, vemos muita gente boa, de responsabilidade, que faz um jornalismo coerente através das empresa ou de suas plataformas que, a cada ano evoluem e alcançam cada vez mais pessoas, nesse tempo em que precisamos de boa informação rápida”.
O vereador finalizou dizendo que se os profissionais estavam sendo homenageados era “porque o povo reconhece o trabalho de vocês”. Depois, Romerinho Jatobá convidou a todas e todos os presentes a ouvir e acompanhar o Hino da Cidade do Recife.
Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.
Relação dos homenageados
ADERALDO PINTO – (Homenageado) CARLOS SANTOS
AGORA É RUBEM - (Homenageada) TACIANA CARVALHO
ALCIDES TEIXEIRA NETO - (Homenageada) CAMILLA GUIDOTTI
ALEF COLLINS - (Homenageado) JOSLEY CARDINOT
ANA LÚCIA - (Homenageada) CAMILA MENEZES TORRES
CARLOS MUNIZ - (Homenageado) FRED FIGUEIROA
CHICO KIKO - (Homenageada) DULCE MELO
CIDA PEDROSA - (Homenageado) EMANNUEL BENTO DO NASCIMENTO
DAVI MUNIZ - (Homenageado) EDUARDO MOURA
EDUARDO MOTA - (Homenageada) MÔNICA SILVEIRA
EDUARDO MOURA - (Homenageado) JOTA FERREIRA
ERIBERTO RAFAEL - (Homenageado) ANTÔNIO GABRIEL
FABIANO FERRAZ - (Homenageado) ÁLVARO FERRAZ VILARIM
FELIPE ALECRIM - (Homenageada) LUCIANA FALCÃO
FELIPE FRANCISMAR - (Homenageado) EMERSON PEREIRA
FLÁVIA DE NADEGI - (Homenageado) MAROLLA GUEDES
FRED FERREIRA - (Homenageado) ERALDO DE SOUZA SILVA
GILSON MACHADO FILHO – (Homenageado) MAGNO MARTINS
HÉLIO GUABIRABA - (Homenageada) MACK COSTA
JÔ CAVALCANTI – (Homenageado) VICTOR DOS SANTOS MOURA
JÚNIOR DE CLETO - (Homenageado) MARCÍLIO FABRICIANO, conhecido como DJ Mão Branca
KARI SANTOS - (Homenageado) LUIZ ANASTÁCIO MOMESSO
LIANA CIRNE - (Homenageada) MARISTELA NIZ
LUIZ EUSTÁQUIO - (Homenageada) TÂNIA PASSOS
NATÁLIA DE MENUDO - (Homenageado) MARCELO BARBOSA , "O Amarelinho"
OSMAR RICARDO - (Homenageado) DANILO CÉSAR
PAULO MUNIZ - (Homenageada) RAFAELA GONÇALVES
RINALDO JUNIOR - (Homenageado) LAURINDO FERREIRA
RODRIGO COUTINHO - (Homenageada) SUELEN BRAINER
ROMERINHO JATOBÁ - (Homenageado) JOÃO VICTOR AMORIM
SAMUEL SALAZAR - (Homenageado) THIAGO CARVALHO DE SOUZA SILVA, mais conhecido como Tião
TADEU CALHEIROS – (Homenageada) IZABELA ALENCAR
WILTON BRITO - (Homenageada) ANA CLÁUDIA MERGULHÃO
ZÉ NETO - (Homenageado) ALBERES XAVIER
Em 08.05.2025