Fraudes no INSS são debatidas no plenário da Câmara do Recife

Os descontos sem autorização e ilegais, que estavam sendo feitos nos contracheques de milhões de aposentados e pensionistas do INSS, foi tema de debate na Câmara Municipal do Recife, por iniciativa da vereadora Ana Lúcia (Republicanos). “É necessário que haja uma apuração rigorosa e que todos os criminosos que estavam fazendo os descontos sejam punidos e devolvam o dinheiro que receberam”, afirmou a parlamentar, na reunião plenária desta segunda-feira (5). O vereador Gilson Machado Filho (PL) participou do debate.

A vereadora Ana Lúcia afirmou que a indignação em relação aos descontos “não pode ser apenas dos que foram lesados. Muitos idosos e beneficiários que deram contribuição ao país com sua força de trabalho, agora estão sendo roubados. É revoltante e vergonhoso”, observou. Ela disse que ficou “estarrecida” quando a Polícia Federal realizou a Operação Sem Descontos, no dia 23 de abril, quando cerca de 700 agentes e 80 funcionários da Controladoria Geral da União (CGU) cumpriram 211 mandados judiciais de busca e apreensão e ordens de sequestro de bens de mais de R$ 1 bilhão, além de seis mandatos de prisões temporárias em Brasília e diversos estados.

“Recebo em meu gabinete aposentados e pensionistas que  reclamam dos descontos em seus contracheques, sem autorização, para associações. Tenho familiares e parentes de funcionários do meu gabinete que foram lesados por muitos anos. Muitos dos pensionistas pensavam até que eram descontos obrigatórios e isso é grave”, afirmou a vereadora, lembrando que os descontos foram feitos entre os anos 2019 e 2024.

Ao pedir aparte, Gilson Machado Filho lamentou os descontos ilegais. “É triste saber que no Brasil há pessoas que trabalharam a vida inteira e hoje estão sendo roubadas. Há um levantamento que mostra que a maioria das pessoas [prejudicadas] são do Nordeste, sem acesso a informação. É muito triste que R$ 6.3 bilhões foram roubados”, disse. Ele lamentou que “os deputados federais da esquerda não tenham assinado o pedido de CPMI para apurar os desvios”.

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Ana Lúcia.
Em 05.05.2025.