Limites da fiscalização geram debate
Na tribuna, Liana Cirne voltou a repercutir a atitude do vereador Eduardo Moura que, segundo ela, retirou cartazes do Sindicato Municipal dos Profissionais de Ensino da Rede Oficial do Recife (SIMPERE) e que faziam parte de uma campanha educativa contra o racismo. O ato aconteceu enquanto o parlamentar exercia uma fiscalização em uma escola municipal no bairro do Fundão, onde os cartazes estavam expostos.
“Esse vereador acredita que só ele trabalha. Mas isso não é trabalho. Isso é desrespeito ao trabalho que os colegas sempre realizaram, realizam e realizarão nesta Casa”, pontuou Liana Cirne, destacando que vários vereadores fazem frequentemente fiscalizações e visitas em escolas da cidade. Ela reforçou ainda a atuação dos sindicatos e frisou que essas entidades também têm feito fiscalizações nas unidades de ensino do Município.
Em aparte, a vereadora Cida Pedrosa considerou abuso de poder a atitude do parlamentar e defendeu a comunicação dos sindicatos dentro dos espaços de atuação das categorias que representam. “Esse é um ato, no meu entender, de abuso de poder. Esta Casa tem todo o direito do mundo de fiscalizar e é um direito sagrado de vereadoras e vereadores, mas há de se respeitar o lugar que se fiscaliza. Não podemos chegar quebrando regras. Nós somos legisladores e temos que respeitar a lei”.
Em discurso proferido na tribuna logo após o pronunciamento de Liana Cirne, Eduardo Moura afirmou se sentir atacado pessoalmente por alegações de colegas no plenário. Segundo ele, falas a seu respeito na Casa classificaram seu comportamento como “racista, ditador, ilegal, autoritário, infantil e desrespeitoso”, o que iria provocar uma reação de sua parte. “Quando eu entrei nesta Casa aqui, o que mais foi conversado comigo é que nós deveríamos nos proteger, no sentido de não haver ataques pessoais”, disse. “Não é a primeira vez que eu sofro ataques pessoais aqui. E eu não ataco pessoalmente ninguém. Agora, eu vou me defender. E eu vou me defender sabendo fazer o que eu sei de melhor. Eu sei buscar informação e eu sei divulgar informação. E isso eu vou fazer”.
Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Liana Cirne e aos apartes.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura.