Nilzete Santiago recebe Título de Cidadã do Recife

A Câmara Municipal do Recife promoveu nesta quarta-feira (28) a entrega do Título de Cidadã do Recife à gestora educacional Nilzete Teixeira Santiago. Reitora do Centro Universitário Maurício de Nassau do Recife (Uninassau Recife), a baiana de Salvador recebeu a comenda em uma reunião solene promovida no plenário da Casa por iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PSB). O vereador Luiz Eustáquio (PSB) conduziu a solenidade.

Nilzete Santiago atua em Pernambuco desde 2022, quando assumiu a reitoria da Uninassau Recife. No cargo, notabilizou-se por exercer uma liderança que levou o centro universitário a vencer prêmios em áreas como desporto universitário e gestão de marcas. Além disso, firmou parcerias com os Poder Executivo municipal para viabilizar programas educacionais em conjunto com as secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Ciência, Tecnologia e Inovação. Junto ao Poder Legislativo, construiu pontes para possibilitar a revogação de leis obsoletas e para a implementação, na Uninassau Recife, da Lei Municipal de nº 19.061/2023, que cria um protocolo de prevenção e combate da violência e importunação sexual.

Ao ocupar a tribuna do plenário para fazer o seu discurso, Rinaldo Junior afirmou que o Recife “ganha uma mulher extraordinária” como cidadã. “São 30 anos educando, nessa arte da pedagogia”, disse. “Eu acho que somente a educação pode quebrar as barreiras, pode quebrar os muros e construir as pontes. Somente a educação. E que orgulho estar aqui hoje – e ser um jovem negro, periférico, que veio de uma situação em que eu tive grandes oportunidades e abracei todas – homenageando uma mulher, com 30 anos de experiência na educação reluz hoje, sendo cidadã da cidade do Recife”.

Após o discurso do vereador Rinaldo Júnior um vídeo foi exibido no telão do plenário da Câmara Municipal do Recife contando a vida da homenageada. Nilzete Teixeira Santiago recebeu, logo em seguida, o Título de Cidadã do Recife, que é composto por um diploma e uma medalha. A colega de trabalho da homenageada, Karina Oliveira, foi convidada a falar sobre a professora. “Eu sei que a missão dela não é fácil. O Título que está recebendo é merecido e justo”, disse.

Outra colega de trabalho, Patrícia Alves, também foi convidada a falar. “Estou falando representando sua família, que não pode estar aqui”, disse. Ela contou histórias e o envolvimento da professora Nilzete Santiago numa ação solidária durante a pandemia da covid-19. “Ela tem o dom raro de acolher”.

Ao ocupar a tribuna para fazer os agradecimentos, a mais nova cidadã do Recife fez um discurso emocionado. “O meu coração está transbordando de alegria e emoção. Hoje é um dia muito especial na minha vida pessoal e profissional. O vereador Rinaldo Junior certamente não tem noção da sua generosidade e sensibilidade em conhecer minha trajetória e ouvir a minha história. E enxergar nas ações que realizamos nesta cidade o compromisso com o bem comum”, disse.

A professora disse que a sua trajetória foi construída “com fé, coragem e muito compromisso de fazer o amor ao próximo”. Adiantou que se sentia honrada de receber o Título, ainda mais “de ele ter vindo do vereador Rinaldo Junior”. Ele agradeceu a todos os colegas de trabalho que intermediaram a concessão do Título; ao Grupo Ser Educacional, que a trouxe para o Recife; aos vereadores do Recife que concordaram com a proposição de Rinaldo Junior. Ela se emocionou ao falar da família e fez referências poéticas ao Recife.

Um vídeo com o depoimento do filho da homenageada, Felipe, que não pode comparecer à solenidade, também foi exibido. No final da solenidade, o vereador Rinaldo Junior convidou a todos para ouvir e acompanhar o Hino da Cidade do Recife.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a reunião solene: Título de Cidadã do Recife para Nilzete Santiago.

Em 28.05.2025