Presidente e primeiro-secretário reúnem servidores para detalhar aquisição da nova sede da Câmara do Recife

Com critério de transparência administrativa e de democratização da informação, o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Romerinho Jatobá (PSB), e o primeiro secretário, vereador Eriberto Rafael (PSB), reuniram os servidores da Câmara do Recife, na manhã desta terça-feira (13), para compartilhar informações sobre um momento histórico para o Poder Legislativo Municipal. Eles anunciaram que o imóvel localizado na Avenida da Saudade, 254, em Santo Amaro, na região central do Recife, irá abrigar a nova sede da Casa de José Mariano, o que vai garantir mais eficiência na prestação de serviços, mais acessibilidade à população e garantir um melhor atendimento ao cidadão recifense.

Vereadores, chefes de setores e demais servidores lotaram o plenarinho para ouvir, tirar dúvidas e dar sugestões sobre a nova sede, que vai concentrar toda a estrutura do Legislativo Municipal, atualmente distribuído em quatro endereços. Uma das muitas informações prestadas foi de que a mudança deve começar ainda neste ano, mas que ela ocorrerá aos poucos, dependendo das adequações arquitetônicas necessárias. “Fiz questão de reunir todos vocês para compartilhar informações. Vamos trabalhar juntos, fazendo ajustes e sempre conversando com todos os setores”, disse Romerinho Jatobá.

Ele agradeceu aos servidores da Divisão de Arquitetura e Engenharia, além da Procuradoria do Legislativo Municipal, pelo assessoramento que foi dado desde o início do processo de aquisição do novo imóvel. “Desde o ano passado, vocês têm sido fundamentais no processo, mostrando o que seria melhor para a Câmara”, afirmou.

A Câmara Municipal do Recife funciona no atual prédio desde 1963. “Na época, eram 18 vereadores. Hoje, são 37”, explicou Romerinho Jatobá. Ele frisou, também, que a Casa possui espaços específicos, a exemplo de Plenário, gabinetes, Plenarinho, Sala de Comissões, setores administrativos e legislativos, arquivo, cerimonial, imprensa, informática, biblioteca, serviço de saúde, conservação, Escola do Legislativo, entre outros. A nova sede, disse o presidente, garantirá sobretudo acessibilidade – uma pauta sempre defendida no Poder Legislativo Municipal, mas que não pode ser plenamente atendida na atual estrutura física tanto do prédio-sede, quanto dos anexos.

O primeiro-secretário Eriberto Rafael, por sua vez, reforçou os agradecimentos aos servidores que assessoraram o processo de aquisição do imóvel. “Agora, vamos entrar numa nova fase de adequação, visando tornar o ambiente da Casa de José Mariano o melhor possível como local de trabalho, e mais acolhedor para a população. O primeiro grande passo já foi dado. Tudo será feito em conjunto e transparência”, disse.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Leia também: Melhor atendimento à população: Câmara do Recife adquirirá local para nova sede

 

Em 13.05.2025