Professor José Luís Simões é cidadão do Recife
José Luís Simões – ou professor Zé Luís, como é conhecido – é graduado em Educação Física e mestre e doutor em Educação. Antes de ingressar no magistério do ensino superior, em 1999, foi feirante, garçom, office boy, palhaço em animação de festas, recreacionista e professor de futebol, natação e de Educação Física.
Mudou-se para o Recife em 2005, após aprovação para o cargo de professor efetivo na UFPE. Na universidade, desenvolveu produções acadêmicas, atividades de representação profissional e de coordenação institucional, além de uma série de atividades de ensino e extensão. Dentre elas, estão o projeto social e esportivo “Pirráias da Periferia”, que atende mais de 300 crianças em seis bairros do Recife, o Congresso Nacional de Educação Física, Saúde e Cultura Corporal (CNEF), e o curso preparatório “Gradação - o pré-vestibular da inclusão”.
Na tribuna do plenário da Câmara do Recife, o vereador Aderaldo Pinto fez um relato da trajetória de José Luís Simões, destacando suas conquistas acadêmicas e os serviços prestados por ele à cidade. “O professor Zé Luís mostra ser um ativista da educação, sendo um defensor da escola e universidade públicas, além da educação inclusiva. Os seus projetos sociais são prova disso – de que a sua teoria se alinha à prática; o seu discurso se mostra presenta na sua vida e na vida das pessoas”.
Após a exibição de um vídeo com depoimentos de ex-estudantes, amigos e familiares sobre o homenageado, Aderaldo Pinto promoveu a entrega do Título de Cidadão do Recife, bem como da respectiva medalha, ao professor José Luís Simões.
Em seu discurso de agradecimento, o novo cidadão deu um testemunho sobre a importância da educação na sua vida. “Educação não é gasto, educação é investimento, porque educação transforma a vida. Educação dá oportunidade. Educação liberta as pessoas, porque educação dá acesso ao conhecimento. E o conhecimento abre portas, alarga horizontes, abre oportunidades, escala a pessoa para além daquilo que ela pensava ser. Eu nunca pensava chegar onde eu cheguei: ser professor universitário de uma das melhores universidades do Brasil”, disse.
O papel do ensino público e de projetos como o “Pirráias da Periferia” não deixaram de ser destacados por José Luís Simões. “Esta homenagem aqui não é uma homenagem ao professor Zé Luís. Eu entendo que é uma homenagem a cidadãos brasileiros, à escola pública – que é a luz no fim do túnel. Para milhões e milhões de crianças do nosso Brasil, só tem a escola pública como a única oportunidade da vida. Por isso a gente tem que cuidar da escola pública, tem que defender a escola pública. Quando o professor da escola pública faz greve, as autoridades têm que ouvir”.
Além dos vereadores e do homenageado, compuseram a mesa de honra do evento o professor de Educação Física da rede pública Damião Gouveia e os professores da UFPE Edilson Fernandes e Tereza França.
Ao encerrar o evento, Natália de Menudo disse que José Luís Simões é “uma pessoa que sai da sua zona de conforto para poder atingir as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade”. De acordo com ela, a entrega da comenda significava também honrar os esforços pela educação. “Ao concedermos esse Título, nós não estamos apenas reconhecendo uma trajetória exemplar, mas também estamos reafirmando o nosso compromisso com a educação”, afirmou. “Recife agora é oficialmente a sua casa e é uma honra tê-lo como cidadão recifense”.
Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.
Em 27.05.2025