Requerimento pede à governadora atenção para Canal da Borborema

Ao debater o requerimento de número 3284/2025, o vereador Alef Collins (PP) disse que os alagamentos das ruas em tempos chuvosos e os transtornos ocasionados pela carência de macrodrenagem no Recife “não são de agora”, apesar “das promessas” de resolver esses problemas feitas pelo poder público. A proposição solicita ao governo do Estado e à Prefeitura ações conjuntas de macrodrenagem do Canal da Borborema, no bairro de Boa Viagem. A discussão do requerimento, que contou com a participação do vereador Thiago Medina (PL), ocorreu na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, nesta terça-feira (27). Moradores da comunidade estavam presentes nas galerias.

O requerimento 3284/2025, que foi aprovado, dirige apelo à governadora Raquel Lyra “para que, em conjunto com a Prefeitura do Recife, promovam ações urgentes de macrodrenagem do Canal da Borborema, localizado no bairro de Boa Viagem, nesta capital, com o objetivo de mitigar alagamentos crônicos que colocam em risco a população local”. “Em 26 de abril de 2022, o prefeito João Campos esteve na comunidade do Canal da Borborema e fez a promessa, de que iria resolver os problemas de alagamentos. As promessas, porém, não foram cumpridas”.

De acordo com Alef Collins “muitas pessoas já morreram de leptospirose na comunidade” por causa dos alagamentos em tempos chuvosos. A água que transborda do canal, segundo o vereador, é contaminada por fezes de ratos. “Ali, quando chove, tudo alaga”. Ele afirmou que irá, pessoalmente ao Palácio do Campo das Princesas, pedir a atenção da governadora para o requerimento.

O vereador Thiago Medina parabenizou Alef Collins pela iniciativa e disse que assim como a comunidade do Canal da Borborema, a comunidade Beirinha, que se localiza no bairro de Areias, Zona Oeste, “está na mesma situação, pois muitas crianças morreram por conta da leptospirose”. Ele acrescentou que “o prefeito não está nem aí [para o que acontece nas comunidades]. Mas hoje as pessoas estão enxergando e cobrando ações efetivas”.

Clique aqui para assistir ao pronunciamento do vereador Alef Collins.

 

Em 27.05.2025.