Vereadores debatem educação e saúde municipal

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (19), vereadores debateram questões referentes à educação e à saúde da cidade. O debate foi iniciado pelo vereador Eduardo Moura (Novo), que subiu à tribuna para destacar diversos requerimentos de sua autoria que tratam dos temas. Ele recebeu apartes do vereador Felipe Alecrim (Novo) e da vereadora Natália de Menudo (PSB). Em seguida, o vereador Rinaldo Junior (PSB) também ocupou a tribuna e defendeu a gestão municipal.

O vereador Eduardo Moura subiu à tribuna para discutir em bloco 52 requerimentos de sua autoria, com destaque para 16 sobre educação e 17 sobre saúde. Todos os pedidos foram aprovados em plenário. “Defender a educação do Recife não é defender sindicato. Eu defendo a categoria. Foram 16 requerimentos colocados só hoje, inclusive tem contratação de professor em vários deles. Para mim, professor tem que ter aumento de 20%, pois é quem monta a sociedade e constrói o cidadão. Agora, eu sou totalmente contra a militância dentro da escola”, disse.  Em aparte, o  líder da bancada de oposição, vereador Felipe Alecrim disse que não há uma valorização da categoria. "É um absurdo o que a Prefeitura faz na educação do Recife”. 

Já ao destacar os 17 requerimentos voltados à saúde, Eduardo Moura pontuou que fez “denúncias constantes de falta de médicos e não só [recebeu reclamações] dos pacientes. Os próprios médicos e enfermeiros, estão entrando em contato comigo. A minha luta não é só em relação aos pacientes, eu recebo muita denúncia de profissionais”, disse. 

Em aparte, a vereadora Natália de Menudo respondeu sobre o requerimento de nº 3.846/2025, com indicação à Secretaria de Saúde, solicitando providências urgentes quanto à reposição de medicamentos e fiscalização da gestão de estoque na unidade de saúde localizada na Rua Major Mário Portela, nº 472, bairro Mustardinha. Segundo a parlamentar, os problemas já foram sanados. “Houve um atraso na logística mas, só para informar que os medicamentos já chegaram hoje pela manhã.

“E algo que a comunidade possa cobrar é em relação à USF, que é muito pequena para a comunidade e eu gostaria de informar que já compramos uma outra casa e os trâmites estão sendo feitos de forma correta para que o posto de saúde mude de local e dê conta da Mustardinha, que é uma comunidade muito grande”, complementou Natália de Menudo. 

Em defesa da gestão municipal, o vereador Rinaldo Junior dirigiu-se à tribuna da Casa José Mariano, no grande expediente, e apresentou números da educação. “Eu vi um discurso de um integrante da oposição tratando a educação do Recife como ‘terra arrasada’, o que foi corroborado, inclusive, pelo líder da oposição. Mas eu estou aqui falando que, pela primeira vez na história do Recife, com números do Ideb, a cidade ficou entre as 10 melhores notas de capitais do Brasil e a educação pulou da 21ª posição na alfabetização no tempo certo para a 6ª colocação no Brasil".

O parlamentar também relacionou que o "Recife tem 492 escolas, 147 mil alunos matriculados e 6.144 professores contratados. Durante 40 anos, para terem uma ideia, a educação do Recife criou 6.100 vagas em creches. Em apenas quatro anos, o prefeito João Campos duplicou e já está com a meta para triplicar. A oposição tem boa fala, elegância, porém, não entrega [projeto ou ação]. E vai continuar não entregando”.

O vereador Felipe Alecrim voltou à fila de apartes e lembrou de uma audiência pública que promoveu sobre educação. Ele disse que o evento contou com professores e assistentes que esperam convocação pela Prefeitura. "O aumento do reajuste que está sendo proposto pela gestão é de R$ 1 real no valor da alimentação desses servidores. Além disso, existem imóveis abandonados, que não atendem a necessidade do povo, e a Prefeitura está pagando aluguel”.

Em resposta, Rinaldo Junior pontuou o valor do debate e da democracia e enalteceu os professores da rede municipal que estão em negociação com a Prefeitura. “Quero dizer que o debate e a democracia vão continuar. A gente tem, sim, uma educação de qualidade e o Recife valoriza a educação. Nesse exato momento, eu estou me deslocando para tentar negociar com os professores que merecem, sim, uma boa valorização dos seus salários. Sobre os imóveis, isso está acabando porque tem uma lei importantíssima, de minha autoria, quando eu ainda era oposição, sobre locação de imóveis. Isso se chama entrega”.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Rinaldo Junior.

 Em 19.05.2025