Vereadores debatem instalação de câmeras em rua da Imbiribeira

A solicitação para reforço do policiamento ostensivo, implantação de câmeras de monitoramento e também criação de um posto policial na Rua Professor Pedro Augusto Carneiro Leão, no bairro da Imbiribeira, Zona Sul, foi debatida na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (6). O tema foi trazido ao plenário pelo requerimento de número 3348/2025, de autoria do vereador Alef Collins (PP), e foi debatido pelos vereadores Rodrigo Coutinho (Republicanos) e Júnior de Cleto (PSB).

O requerimento, dirigindo apelo ao Comando Geral da Polícia Militar de Pernambuco, foi aprovado após os debates. Rodrigo Coutinho foi o primeiro a questionar a solicitação. “O requerimento é pertinente, mas há cerca de três meses o Governo do Estado não tinha contrato [para aquisição de equipamentos] de videomonitoramento. Há de se questionar se será possível, ao governo do Estado, fazer a implantação dessas câmeras, pois eu não tenho conhecimento de que tenham retificado o contrato”, disse. Segundo Rodrigo Coutinho, o serviço de videomonitoramento de ruas vinha sendo prestado pela Prefeitura do Recife, “que cede suas câmeras e filmagens para o Governo do Estado aplicar o monitoramento”.

Já o vereador Júnior de Cleto (PSB) disse que torceria pelo atendimento da proposição já que Alef Collins pertence à base da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra. “Se Alef Collins está fazendo um apelo, imaginem nós que estamos aqui na oposição. Imagine o Recife que está abandonado pela segurança pública, um serviço essencial, e que o povo da cidade do Recife clama por segurança. Quero agradecer pelo requerimento porque eu acho que a governadora vai ouvir e que essa matéria não seja só para o bairro da Imbiribeira, mas para todo o Recife”.

Clique aqui e assista à reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Rodrigo Coutinho.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Júnior de Cleto.

 

Em 06.05.2025