Vereadores discutem apoio a projeto de empregabilidade de pessoas em situação de rua

A votação e aprovação do requerimento nº 3283/2025, de autoria do vereador Alef Collins (PP), gerou debate na Câmara do Recife nesta segunda-feira (5). Durante a reunião plenária, o parlamentar ocupou a tribuna para discutir o texto, que solicita do Poder Executivo esforços para fortalecer o Reintegra, projeto da sociedade civil voltado para a integração de pessoas em situação de rua ao mercado de trabalho. Ainda no pronunciamento, o parlamentar tratou de uma sugestão de seu mandato para criar no município uma linha de crédito especial para jovens advogados.

Segundo Alef Collins, novas pesquisas indicam haver um número de pessoas em situação de rua maior do que o estimado pela Prefeitura. Nesse sentido, o vereador mencionou a divulgação de um relatório recente do Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua (OBPopRua/Polos-UFMG), que indica haver 3.725 pessoas nessas condições no Recife, o que coloca o município na 11ª posição entre as capitais nesse quesito.

Com isso, para o parlamentar, é necessário desenvolver iniciativas que reinsiram essas pessoas em ambientes como o mercado de trabalho, inclusive com benefícios fiscais e ações de empregabilidade. “O Recife tem, hoje, esse programa, que é o Reintegra. E o que a gente quer é que realmente existam os esforços para que possa haver o ampliamento”, defendeu.

Os vereadores Paulo Muniz (PL) e Felipe Alecrim (Novo) se colocaram a favor de medidas para as pessoas em situação de rua. “Esse tema tem que ser prioridade”, afirmou Muniz, que associou a questão com o aumento da sensação de insegurança no bairro de Boa Viagem. “As farmácias estão inseguras. As lojas de posto de gasolina, inseguras. Ninguém pode mais andar no bairro”.

“Todo um projeto que busca levar dignidade para pessoas em situação de rua é muito importante e precisa ser debatido nesta Casa”, disse Felipe Alecrim. “É sempre importante lembrar que a Prefeitura, há dois ou três anos, divulgou o censo que relata mais de 1,8 mil pessoas vivendo em situação de rua aqui na nossa cidade. Eu tenho convicção de que esse número aumentou bastante e que nós precisamos, inclusive, construir ações e projetos que transformem essa realidade”.

Linha de crédito – O requerimento nº 3295/2025, de Alef Collins, também foi aprovado durante a reunião plenária desta segunda-feira. A matéria solicita que a Prefeitura do Recife, em parceria com a seccional pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PE), ofereça uma linha de crédito específica para jovens advogados em início de carreira, com condições facilitadas de acesso, carência para início dos pagamentos e juros reduzidos.

Ele próprio um estudante de Direito, Alef Collins disse haver uma iniciativa similar em funcionamento no município de Petrolina (PE) ao defender a ideia. “É uma carreira tão importante, porque a gente está falando aqui de justiça, de pessoas que vão lutar pelas causas dos que mais precisam”, afirmou. “Fica aqui o nosso pedido para que o poder público se junte às universidades, que fazem ainda o suporte dos alunos que terminam [sua inclusão na] OAB e que possam ter essa linha de crédito para poder, realmente, dar um impulsionamento [em suas carreiras]”.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Alef Collins.

Em 05.05.2025