Vereadores discutem requerimentos sobre educação, saúde e infraestrutura

Vereadores da oposição debateram requerimentos apresentados pelo vereador Eduardo Moura (Novo) durante a reunião plenária da Câmara do Recife, nesta terça-feira (21). Ele leu a ementa das proposições em pauta e defendeu as medidas, que solicitam a órgãos e secretarias municipais ações e serviços nas áreas de educação, saúde e infraestrutura. O vereador Felipe Alecrim (Novo) também participou do debate das proposições, que foram aprovadas.

Das dez proposições apresentadas, quatro dizem respeito à educação (requerimentos nºs 3953/2025; 3954/2025; 3955/2025 e 3962/2025). Eduardo Moura se deteve a explicar o primeiro, que solicita à Secretaria de Educação a imediata lotação de estagiários e cuidadores especializados na Escola Casarão do Barbalho, na Iputinga, em razão da ausência de apoio para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências.

Em seguida, salientou outro, também dirigido à Secretaria da Educação do Recife, solicitando medidas urgentes para garantir a nomeação de professor substituto e assegurar a continuidade das aulas na Escola Manoel Antônio de Freitas, em Santa Terezinha. Ele reclamou que existem professores aprovados em concurso e que ainda não foram chamados pela Prefeitura.

O vereador destacou outros três outros requerimentos dirigidos à Secretaria de Saúde do Recife: o nº 3956/2025, solicita  a regularização das condições estruturais e de atendimento no Posto de Saúde Dom Miguel de Lima Valverde; em Boa Viagem; o requerimento nº 3957/2025, solicita a garantia do acesso a consultas com neurologista infantil e a realização de exames básicos no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes, em Casa Forte e o requerimento nº 3963/2025, que pede medidas urgentes para a regularização das condições estruturais e de atendimento na Unidade de Saúde da Família Casarão do Cordeiro.

“Tudo isso que eu peço aqui nos requerimentos, e os outros vereadores também, são coisas básicas. E quando falta uma coisa básica, falta para quem consome o serviço e falta para quem presta o serviço. Hoje nós temos profissionais de saúde que estão se negando a participar do serviço público, porque ganham mal e não têm condição. Mesma coisa com alguns da educação”, disse Eduardo Moura.

O vereador Felipe Alecrim levou à tribuna a discussão de três dos requerimentos apresentados por Eduardo Moura, todos relativos a questões da saúde do município. Ao abordar as matérias que tratam de problemas no Centro de Saúde Dom Miguel Lima Valverde, no Centro Médico Senador José Ermírio de Moraes e na Unidade de Saúde da Família Casarão do Cordeiro, Felipe Alecrim fez críticas à gestão municipal no setor. Em seu discurso, ele repercutiu relatos ouvidos em audiência pública promovida por seu mandato na Câmara Municipal. “A saúde no Recife está doente e quem mais sofre é a população que vive em situação de vulnerabilidade”, afirmou.

 

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura.

 Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Felipe Alecrim.

 

Em 20.05.2025