Voto de aplausos para campanha do Sintepe gera debate
O requerimento nº 3434/2025 ressalta que a campanha foi lançada no último dia 14 de abril e a vereadora Liana Cirne afirmou que o Sintepe já pediu para que seja cumprida a lei estadual número 16.629/2019 que determina a proibição do uso de nomes de ditadores e torturadores em escolas. “Esse também é o pedido da Comissão Nacional da Verdade e da Comissão Estadual da Verdade. E o Sintepe encaminhou ao Ministério Público de Pernambuco pedido requerendo providências para o atendimento da lei estadual e que seja cumprida. Não podemos mais aceitar esse tipo de prática numa democracia. Isso nos envergonha e envergonha as nossas escolas e é por isso que o Sintepe merece voto de aplauso e apoio na sua iniciativa”.
Em aparte, a vereadora Jô Cavalcanti disse que considerava muito importante a homenagem ao Sintepe e recordou que a lei foi aprovada quando ela era deputada estadual. “Inclusive, estive no lançamento da Campanha. E essa lei foi feita quando ainda estava no mandato coletivo das “Juntas” e a gente desenvolveu, justamente, para impedir homenagem a qualquer figura que representa a ditadura. Então, eu me somo a esse voto de aplauso da vereadora Liana Cirne por saber que essa lei tem que ser cumprida”.
O vereador Gilson Machado Filho também subiu à tribuna para salientar que discorda do requerimento. “Eu acho que o sindicato de educadores deveria focar em primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto lugar na educação e ponto final. Ao invés de se preocupar com discurso político, deveria se preocupar em fazer aula de educação financeira, história do Brasil, aula de matemática, mas não. Está aqui para fazer política em cima das nossas crianças. Então, a gente não deveria estar discutindo voto de aplausos para este sindicato”, afirmou.
Em aparte, o vereador Eduardo Moura (Novo) corroborou com a fala de Gilson Machado Filho e reforçou que "o sindicato não representa uma categoria no Brasil; pior ainda, virou cabo eleitoral e assessoria política. Eu queria deixar claro que ninguém aqui é contra professor, [que] deixa de apoiar. Pelo contrário".
Combate ao feminicídio - A vereadora Liana Cirne destacou também o requerimento nº 3433/2025, de sua autoria, que concede voto de aplausos e congratulações à iniciativa de implantação do sistema de solicitação online de medidas protetivas de urgência para mulheres vítimas de violência doméstica no estado do Rio Grande do Sul. “Esse voto de aplauso é merecido e decorre de um fato trágico. Em 24 horas, no Rio Grande do Sul, seis mulheres foram vítimas de feminicídio", lamentou. De acordo com a parlamentar a implantação do sistema destacado possibilita que a mulher não precise se encaminhar à Delegacia da Mulher ou a qualquer delegacia policial. "Ela pode solicitar a medida protetiva de urgência pelo celular dela ou pelo computador. Nós faremos um apelo para a Secretaria de Defesa Social para que adote esse mesmo sistema do Rio Grande do Sul, porque temos necessidade já que Pernambuco é o segundo estado do Brasil com número mais alto de feminicídios”.
Clique aqui para assistir a matéria do TV Câmara do Recife.
Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Liana Cirne.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Gilson Machado Filho.
Em 12.05.2025