Prestação de contas da Saúde do Recife é apresentada em audiência pública

Uma audiência pública foi realizada na tarde desta segunda-feira (30), na Câmara do Recife, por videoconferência, com o objetivo de apresentar a prestação de contas da gestão municipal em Saúde referente ao 1º quadrimestre de 2025. A iniciativa partiu da Comissão de Saúde da Casa, presidida pelo vereador Tadeu Calheiros (MDB), teve a participação do vereador Zé Neto (PSB) e equipe da Secretaria de Saúde do Recife, contando com a titular da pasta, Luciana Albuquerque, e a secretária executiva, Mariana Suassuna.

O relatório da Secretaria de Saúde do Recife, apresentado por meio de slides, exibiu uma avaliação dos resultados das ações previstas na Programação Anual de Saúde (PAS) 2025, oriunda do Plano Municipal de Saúde 2022-2025, composto pelas Diretrizes, Objetivos e Metas, que apontam os compromissos do governo para o setor a partir da análise da situação da saúde no município e das reais necessidades da população, elencadas na 15ª Conferência Municipal de Saúde e no Planejamento Estratégico da Prefeitura do Recife.

Segundo Mariana Suassuna, secretária executiva da pasta, no período de 2021 a abril de 2025, foram nomeados 4.310 profissionais de saúde, provenientes dos concursos e seleções públicas de 2019 e 2024. Desses, 790 profissionais foram nomeados em abril de 2025. As nomeações abrangeram diversas categorias.

Durante o primeiro quadrimestre do ano de 2025, a Secretaria de Saúde do Recife, por meio do Programa Municipal de Imunizações, implementou um conjunto articulado de ações voltadas à ampliação da cobertura vacinal e à atualização da caderneta de vacinação. As iniciativas foram planejadas com base na análise situacional dos territórios e priorização de grupos populacionais com maior vulnerabilidade e risco de descontinuidade vacinal.

Em relação à atenção especializada, no primeiro quadrimestre, houve um incremento de 13% em relação ao mesmo período de 2020. Foram mais de 3 milhões de procedimentos, trazendo destaque para administração de medicamentos, consulta médica na atenção e consulta com profissionais de nível superior.

"Já a produção hospitalar das internações teve uma discreta queda em relação a 2024, mas se mantendo dentro dos mesmos números, trazendo destaque para parto normal, tratamento com cirurgias múltiplas e parto cesárea. Sobre a urgência e emergência na produção ambulatorial, tivemos um incremento grande em relação a 2024, trazendo destaque para os principais procedimentos, como administração de medicamentos, aferição de pressão arterial, atendimento de urgência, emergência, atenção especializada e acolhimento”, explicou a secretária executiva.

No tema de atenção psicossocial, houve um incremento de 31,3% em relação a 2024. “Chegando a mais de 100 mil procedimentos com destaque para o atendimento individual nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial). As internações tiveram um discreto incremento, também em relação a 2024, trazendo destaque para tratamento clínico dos transtornos mentais devido ao uso de drogas, tratamento clínico para contenção de comportamento desorganizado ou disruptivo, além de tratamento clínico de transtornos mentais e comportamentos devido ao uso de álcool”.

Sobre as nomeações de trabalhadores da saúde, de acordo com a secretária de Saúde, Luciana Albuquerque, dos 790 profissionais  que passaram no concurso, 274 não tomaram posse e a secretária lamentou o ocorrido. “Para a gente é ruim, mas também a gente não desanima porque estamos preparando uma nova nomeação. Falo que foi ruim porque a gente atrasa o que está querendo fazer na rede. Temos uma defasagem de plantões nas nossas unidades e a gente poderia reduzir muito o déficit que a gente tem. Um pouco mais da metade dos médicos não tomaram posse e a gente sabe que é uma categoria bem importante nos nossos plantões, além dos enfermeiros e técnicos de enfermagem”.

A secretária salientou que haverá um aumento nas chamadas Farmácia da Família (programa da Prefeitura do Recife que visa ampliar o acesso a medicamentos gratuitos ou com preços reduzidos para a população). “No Recife, a gente já tem 13 Farmácias da Família e a gente vai ampliar para mais 11 unidades para que a gente fique com uma Farmácia da Família em cada microrregião. Hoje tem muita queixa do usuário de que onde ele pega a medicação controlada é distante da casa e, de fato, em alguns distritos sanitários isso acontece. Então, a gente tem um cronograma de até o final do ano a gente vai fazer essa expansão”.

Ao final da audiência pública, Tadeu Calheiros e Zé Neto parabenizaram o documento apresentado e o recebimento do prêmio no 38º  Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). “Gostaria de parabenizar toda a Secretaria de Saúde do Recife e de ressaltar o prêmio recebido no 38º Congresso do Conasems no quesito de teleconsultas no pré-natal de alto risco”, disse Tadeu Calheiros.

Já Zé Neto disse que os trabalhos apresentados demonstram  avanços na saúde. “A gente percebe de uma forma muito clara o avanço que temos tido na saúde do Recife. Não tenho dúvida de que a secretária, o prefeito João Campos e toda a equipe só vão sossegar quando conseguirem 100% de atendimento na atenção básica. Estamos próximos disso e eu tenho certeza de que será possível nessa segunda gestão do prefeito João Campos”, disse Zé Neto.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

clique aqui e assista a audiência pública para prestação de contas da Gestão Municipal em Saúde, referente ao 1º quadrimestre de 2025.

Em 30.06.2025