Requerimento que propõe alternativa a reboque de veículos é discutido

Durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife desta terça-feira (10), foi discutido o requerimento nº 4.649/2025, de autoria do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos), que solicita a adoção prioritária do dispositivo de travamento de rodas (“tranca-rodas”) como medida administrativa alternativa ao reboque de veículos estacionados irregularmente no Recife. Além do autor, também debateu a proposição o vereador Felipe Alecrim (Novo), que teceu comentários na tribuna da Casa e foi aparteado pelo vereador Fabiano Ferraz (MDB).

O primeiro a discutir o assunto, foi o vereador Felipe Alecrim. De acordo com ele, a falta de informação quando o veículo é rebocado, causa muitos problemas aos motoristas. “As pessoas [que estacionam de forma irregular] saem, quando voltam ao local não encontram o veículo e alguns vão para a delegacia fazer boletim de ocorrência, outros passam mal e vão direto para o hospital e outros começam uma peregrinação junto aos órgãos competentes para saber se o carro foi guinchado ou não. O requerimento pede para travar a roda do veículo e, se houver infração, que seja multado, pois não se pode estacionar em local proibido”, pontuou. 

Em aparte, o vereador Fabiano Ferraz disse ter trabalhado durante 18 anos na Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e defendeu que “o que a gente vê são infratores que deixam os carros em locais onde não é permitido estacionar,  infringindo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que estabelece, em muitos casos, a remoção do veículo para depósito. E o agente de trânsito precisa valer o que está no CTB”. 

O vereador Rodrigo Coutinho, ao discutir o seu requerimento na tribuna da Câmara do Recife, disse que a medida serviria para “desburocratizar” o serviço público. Ele também salientou a necessidade de notificar – por exemplo, por meio do aplicativo Conecta Recife – os motoristas autuados, e cobrou dos agentes de trânsito uma postura mais voltada à orientação de trânsito. “A gente precisa diminuir o custeio das operações do serviço público de uma forma geral. E a gente precisa fazer com que o serviço público seja cada vez mais eficiente”.

Clique aqui e assista à reportagem do Tv Câmara do Recife.

Clique aqui e assista ao pronunciamento de Felipe Alecrim.

Clique aqui e assista ao pronunciamento de Rodrigo Coutinho.

Em 10.06.2025