Segurança pública é discutida na Câmara

Críticas e defesa à política de segurança pública do governo do Estado - o assunto foi debatido na Câmara Municipal do Recife, durante a reunião plenária desta segunda-feira (30). Os vereadores Chico Kiko (PSB) e Júnior de Cleto (PSB) repercutiram casos de violência e cobraram ações do governo, já os vereadores Davi Muniz (PSD) e Felipe Alecrim (Novo) defenderam a gestão estadual e enumeraram feitos na área da segurança.

O primeiro a repercutir o tema, foi o vereador Chico Kiko, logo no início da reunião plenária, durante o pequeno expediente. Ele criticou o Governo do Estado por não ter solicitado ao Governo Federal o envio da Força Nacional de Segurança Pública para conter a violência no Cabo de Santo Agostinho. “A cidade é apontada como um dos municípios com maior índice de violência no Estado. O povo e a gestão do Cabo de Santo Agostinho clamam por socorro. O prefeito Lula Cabral mostrou que está fazendo a sua parte reforçando a Guarda Municipal, mas não está sendo o suficiente", reclamou.

Em seu pronunciamento, Júnior de Cleto mencionou que há avanços para o armamento da Guarda Municipal do Recife, mas que a medida não será capaz de “tomar conta de um compromisso, de uma obrigação, que é do Governo do Estado”. O vereador citou, ainda, casos de violência recentes que aconteceram na capital e que, de acordo com ele, causam sensação de insegurança e significam a necessidade de uma maior atenção da gestão de Raquel Lyra no setor. “No mês de abril, na comunidade de Água Fria, tivemos a pequena Hellen, de apenas quatro anos de idade, que no dia do seu aniversário foi o seu sepultamento, vítima de bala perdida”, exemplificou.

Já o vereador Davi Muniz  apresentou números sobre a gestão da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, em relação ao setor da segurança pública.  "Vamos fazer uma reflexão começando pela troca da frota nunca vista antes no Estado de Pernambuco. 100% dos carros e das motos dando mais segurança aos cidadãos. Em 2 anos e meio, a governadora fez Raquel Lyra colocou o fim das faixas salariais para a Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, corrigindo um erro do passado em que existiam vários salários para o mesmo posto de graduação”. Ele citou diversas atividades do Governo na área.  “Além disso, tivemos a inauguração da Escola de Inteligência de Pernambuco; entrega das novas instalações do Instituto de Genética Forense Eduardo Campos (IGFEC) permitindo que a polícia faça uma investigação cada vez mais profissional”.

Em aparte, o vereador Felipe Alecrim disse que a segurança pública também passa por medidas tomadas pela Prefeitura da cidade. “Como está, por exemplo, a iluminação pública, que diz respeito à questão da segurança? Como é que está a iluminação em pontos turísticos, como a beira mar de Boa Viagem?", questionou. “É de grande importância armar a Guarda Municipal e fazê-la atuar de forma objetiva na questão da segurança. Foi anunciado o armamento, mas a gente não vê de forma efetiva esse trabalho evoluir”.

Clique aqui para assistir à reportagem da TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Chico Kiko.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Júnior de Cleto.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Davi Muniz.  

Em 30.06.2025.