Vereadores discutem requerimentos em benefício de condutores de veículos rebocados

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (30) três requerimentos de autoria do vereador Luiz Eustáquio (PSB) a respeito do atendimento e a necessidade de comunicação com proprietários e condutores de veículos rebocados após cometerem infrações de trânsito ou descumprirem normas do Estacionamento Zona Azul. Na tribuna da Casa, o vereador Felipe Alecrim (Novo) se posicionou a favor das proposições, assim como o próprio Luiz Eustáquio.

Os requerimentos aprovados trazem demandas repercutidas no plenário da Câmara nas últimas semanas, tendo em vista reclamações sobre a falta de notificação a respeito dos reboques e o fechamento dos canais de atendimento dos órgãos envolvidos em dias não úteis. Assim, nos requerimentos nº 5.498/2025 e nº 5.503/2025, Luiz Eustáquio solicita à Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e ao Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE), respectivamente, que disponibilizem serviços de atendimento a proprietários de veículos rebocados durante os finais de semana e feriados. Já no requerimento nº 5.501/2025, o vereador pede à CTTU a criação de um serviço de notificação via aplicativo Conecta Recife e Zona Azul Recife para comunicação com os proprietários e condutores de veículos em situações que envolvam o reboque.

Para Felipe Alecrim, a falta de comunicação sobre a remoção de veículos e de prestação de serviço aos finais de semana e feriados são abusivas. “Quem comete a infração, obviamente, tem que pagar, precisa responder pela infração cometida. Mas nós não podemos aceitar os abusos que são realizados. O que acontece hoje? Veículos estacionados em lugares irregulares ou veículos que estão submetidos ali ao tempo do Zona Azul são rebocados sem que haja nenhuma comunicação prévia aos seus proprietários”.

O autor dos requerimentos, vereador Luiz Eustáquio, disse que as proposições visam resolver um problema que vem se avolumando no Recife. “Está acontecendo algo preocupante nesta cidade. As pessoas deixam seus veículos em lugares irregulares, sem saber que o estacionamento é proibido. E quando chegam, não encontram o veículo. Começam a achar que ele foi roubado. Nossos requerimentos têm o sentido de garantir que as pessoas que tenham carro apreendido, saibam que ele foi guinchado e para onde seu carro foi levado. A CCTU precisa dar conta disso”, afirmou. 

O vereador também questionou o fato, no final de semana, não ter como os donos resgatarem seus veículos. “No final de semana, é preciso haver conexão entre a CTTU e o Detran para garantir que pessoas retirem carros dos depósitos. A pessoa termina pagando multa sobre multa depois que o carro for apreendido no final de semana”. Em sua opinião, a implantação de um serviço de notificação via aplicativo Conecta Recife e Zona Azul Recife para comunicação com os proprietários e condutores de veículos, em situações que envolvam a remoção (reboque) dos veículos.

 

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Felipe Alecrim.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Luiz Eustáquio.

Clique aqui e assista à reportagem do TV Câmara do Recife.

 

Em 30.06.2025