Voto de aplausos a parlamentares causa polêmica
Ao iniciar o debate, Liana Cirne antecipou que votaria contra o requerimento e lembrou que o pedido de abertura da CPMI foi feito, na Câmara Federal, pelo deputado Coronel Crisóstomo, do PL. “Ele já era deputado federal quando as fraudes foram denunciadas em 2019, pelo Procon de São Paulo. O Procon disse que havia 16 mil reclamações de fraudes somente em São Paulo. Mas, Bolsonaro rasgou o ofício do Procon de São Paulo, quando presidente. Ele disse que sempre tinha havido e sempre haveria fraudes no INSS”. Liana Cirne acrescentou que o atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, agiu diferente de Bolsonaro, mandando apurar os fatos.
A parlamentar questionou, ainda: “Por que o coronel, autor do pedido da CPI, não pediu para ela ser instalada naquela época? Ele decidiu fazer a CPI agora quando a Polícia Federal está investigando, quando a Controladoria Geral da União está investigando; e que os aposentados estão recebendo”. A vereadora disse que o coronel quer “apenas politizar o debate e confundir os fatos. Se fosse uma CPI séria seria instalada antes”.
A vereadora Kari Santos pediu aparte e também declarou que votaria contra o requerimento. “Bolsonaro teve oportunidade de combater a corrupção e não se preocupou com os trabalhadores e aposentados, permitindo que a fraude continuasse. Foi graças à autonomia dada à Polícia Federal, pelo governo Lula, que foi possível investigar a fraude”.
O autor do requerimento nº 5502/2025, vereador Luiz Eustáquio, subiu à tribuna para tecer explicações sobre a proposição. “A meu ver, esse requerimento é mais uma forma de mostrar para a sociedade o que está acontecendo. A sociedade, de forma errada, está acusando o Governo Federal. É uma fraude que começou com o governo de Temer, passou durante todo o período do governo Bolsonaro, e nada foi apurado”.
Luiz Eustáquio salientou que é coordenador geral do Sindsprev (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social no Estado de Pernambuco) e que as irregularidades vinham correndo há anos. “Nós fizemos denúncia quando as pessoas vinham falar que estavam tendo desconto indevido nos seus salários. Eu tive a oportunidade de fazer a denúncia ao presidente do INSS e nada era feito. A apuração aconteceu agora. A CPI vai apurar e vai mostrar exatamente o que estava escondido durante os mais de seis anos que estavam roubando as pessoas do INSS. Nenhum governo quer CPI, mas essa tem uma causa muito forte porque é gente demais que teve dinheiro tirado”.
Em aparte, a vereadora Cida Pedrosa disse que a CPI é proposta por uma bancada conservadora e contrária ao atual Governo Federal. “Quem assinou e rubricou essa CPI foram os deputados conservadores que querem derrubar o governo Lula. A CPI tem um propósito que é macular o atual Governo Federal que está conseguindo solucionar o problema do INSS. Nós estamos falando de um Congresso que se recusa a taxar grandes fortunas, só defende a elite e nós somos minoria. Luiz Eustáquio, nós somos minoria e vamos dar 'pano para a manga' a conservador de direita. A gente vai apoiar esses congressistas?".
Clique aqui para assistir à reportagem do TV Câmara do Recife.
Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Liana Cirne.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Luiz Eustáquio.
Em 30.06.2025