Bienal Internacional do Livro pode se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Recife

A Bienal Internacional do Livro de Pernambuco faz parte do calendário nacional de feiras e eventos de livros do Brasil e pode se tornar também Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. O projeto, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), foi aprovado na Câmara Municipal, em primeira discussão, durante a última reunião plenária do primeiro semestre da atual Legislatura, realizada nesta terça-feira (1º). “A Bienal é um evento que acontece há mais de 20 anos. Ela é agregadora de uma grande feira do livro, de um intercâmbio entre escritores e escritoras, editores e editoras e é o grande evento literário de Pernambuco”, ressaltou a autora da proposta.

Durante a reunião plenária, os vereadores aprovaram também, em primeira discussão, outras quatro matérias: o PLO 120/2025, de autoria da vereadora Liana Cirne (PT), que considera Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade do Recife o coletivo cultural “Guerreiros do Passso”; o PLO 136/2025, de autoria do vereador Felipe Alecrim (Novo), que dispõe sobre a implantação de busto em homenagem ao jornalista, político, escritor e historiador Leonardo Dantas; o PLO 233/2025, de autoria do vereador Carlos Muniz (PSB), que denomina “Conjunto Habitacional Papa Francisco” o conjunto habitacional construído na Comunidade do Pilar, no Bairro do Recife; e ainda o PLO 129/2025, de autoria da vereadora Kari Santos (PT), que institui o Dia Municipal do Entregador por Aplicativo no Calendário Oficial de Eventos do RecifeTodas as proposições devem passar por uma segunda votação no plenário da Câmara do Recife.

Reunião pública de apoio à Palestina - Os problemas enfrentados pelos palestinos na Faixa de Gaza serão tema de uma reunião pública a ser promovida na Câmara Municipal do Recife na próxima sexta-feira (4), às 10h. A realização do evento, convocado pelas vereadoras Cida Pedrosa (PCdoB), Jô Cavalcanti (PSOL), Kari Santos (PT) e Liana Cirne (PT), foi assunto de um discurso proferido na tribuna do Poder Legislativo por Pedrosa nesta terça-feira, durante a reunião plenária da Câmara. Ao convidar a população a participar, ela destacou que o debate será uma ocasião para prestar solidariedade ao povo palestino. “Nós temos um exército extremamente armado, que é o Exército de Israel massacrando um povo desarmado e com fome”, disse. “O povo judeu tem todo o direito de ter um estado. Mas o povo palestino que se encontra lá há milhares de anos também tem direito a ter o seu estado independente. O povo palestino tem direito à paz”.

 

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Cida Pedrosa sobre o seu projeto de lei.

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Cida Pedrosa sobre a reunião pública.

 

Em 01.07.2025.