Câmara aprova voto de aplausos ao Dieese
Em seu discurso na tribuna da Casa, Kari Santos salientou a conexão do seu partido, o Partido dos Trabalhadores, com o movimento sindical brasileiro. Ao plenário, ela fez uma defesa desse movimento, afirmando que foi a luta sindical que “enfrentou a ditadura, que bateu o pé diante do patronato, que garantiu melhores condições e salários mais dignos ao povo trabalhador”. Ainda de acordo com Santos, o Dieese surgiu por meio desse movimento para promover estudos técnicos que qualificam o debate sobre trabalho no País. “Uma vida com menos exploração é possível e saudável, como mostram muitas pesquisas do Dieese, com muito rigor científico, com muita técnica e com muita competência”.
Líder sindical da categoria do comércio informal, Jô Cavalcanti falou em aparte à colega para reforçar a defesa da organização dos trabalhadores. “Quero saudar a todos os sindicatos que fazem a luta no Brasil historicamente, sabendo o quanto a luta do sindicato é importante como categoria para a base, que está sofrendo, muitas vezes, pressão patronal”.
Também ligado à organização sindical, Luiz Eustáquio disse que o Dieese é fruto da organização da classe trabalhadora. “O Dieese é algo que foi criado pelos trabalhadores. É de uma inteligência e de uma capacidade tremenda dos trabalhadores e trabalhadoras criar um órgão que pudesse pensar, juntar dados, para poder ter capacidade de dialogar com o patrão, ter capacidade técnica de dialogar com aqueles que estão organizados”.
Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Kari Santos e apartes.
Em 01.07.2025