Primeiro ano do Compaz Atriz Leda Alves é celebrado na Câmara do Recife

A Câmara Municipal do Recife promoveu uma reunião solene para celebrar o trabalho desenvolvido no primeiro ano de funcionamento do Centro Comunitário da Paz (Compaz) Atriz Leda Alves, localizado no antigo terreno do Aeroclube, no Pina, Zona Sul da cidade. O evento ocorreu na tarde desta quarta-feira (2), numa iniciativa do vereador Samuel Salazar (MDB) e contou com apresentações de música e dança. A solenidade foi presidida pelo vereador Rinaldo Junior (PSB).

Além dos vereadores, a mesa de honra contou com a gestora do Compaz homenageado, Raquel Lima; o secretário de Cidadania e Cultura e Paz, Túlio Arruda, e a secretária-Executiva de Cultura e Cidadania e Paz, Gabriela Moura.

Ao ocupar a tribuna para fazer as suas considerações, o vereador Samuel Salazar destacou a importância do Compaz na vida dos recifenses. "O Recife deu ao Brasil um exemplo concreto de como transformar territórios vulneráveis em polos de oportunidade, cidadania e dignidade". Ele afirmou que o Compaz é mais do que um equipamento público; é uma política pública transformadora.

"Os serviços ofertados envolvem mediação de conflitos, orientação jurídica, apoio psicológico, reforço escolar, atividades culturais, prática esportiva, oficinas profissionalizantes e ações comunitárias que fortalecem vínculos e promovem a paz. O Compaz é uma verdadeira fábrica de cidadania, que transforma territórios por dentro, gerando pertencimento e esperança".

Números de atendimento - O vereador Samuel Salazar destacou que o Compaz Atriz Leda Alves já realizou 196.037 atendimentos, com uma média mensal de 21.917 atendimentos e cerca de 619 atendimentos diários. "São números que falam por si. Representam o compromisso diário com a escuta, o cuidado e o acolhimento da população. Cada atendimento no Compaz é mais do que uma estatística: é uma vida tocada com dignidade e oportunidade", pontuou.

Ele informou, ainda, que o modelo se tornou projeto de lei na Câmara dos Deputados, em Brasília. A proposição cria os Centros Comunitários da Paz no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – o Pronasci. O projeto foi aprovado na Câmara e será analisado no Senado.

Em seguida ao pronunciamento do vereador, foi exibido um vídeo com relatos de pessoas que frequentam e participam das atividades oferecidas pelo Compaz Atriz Leda Alves.

Logo após, o secretário de Cidadania e Cultura da Paz do Recife, Túlio Arruda, ocupou a tribuna e enalteceu o trabalho desenvolvido. “Este momento é a reafirmação do que acreditamos, de que a paz se constrói com oportunidade, afeto e presença de políticas públicas onde elas são mais necessárias. Falar do Compaz Leda Alves é, antes de tudo, falar de Leda: uma mulher de presença firme e alma generosa, atriz, gestora, militante da cultura”.

Ela faleceu em 2023 e deixou um legado reconhecido. “Leda Alves foi uma personalidade que transformou tudo ao seu redor pelo talento, compromisso mas, principalmente, pela coragem. A primeira mulher a assumir a Secretaria de Cultura do Recife, foi também a voz ativa na luta pela democratização do acesso à arte e à cultura. Ela ensinou a todos que a cultura é instrumento de cidadania", disse.

O secretário Túlio Arruda aproveitou a ocasião para anunciar que o equipamento vai inaugurar mais um serviço. "O Compaz vai inaugurar a escola de turismo, e a gente vai, agora, atender todo o trade de hóteis lá no Compaz, oferecendo cursos, aperfeiçoamento e empregabilidade", informou.

Após as considerações do secretário, o vereador Samuel Salazar entregou um certificado em homenagem ao primeiro ano do Compaz, à gestora do equipamento, Raquel Lima. Ela também ocupou a tribuna e relatou que o Compaz proporciona novas possibilidades para os moradores das comunidades do entorno onde está localizado.

"É impossível não se emocionar ao lembrar de tudo o que vivemos. Cada oficina realizada. Cada curso que chegou até o fim. Cada acolhimento silencioso. Cada olhar de esperança. Cada criança que encontrou no espaço um lugar seguro para crescer, brincar e aprender. Tudo isso nos mostra o verdadeiro sentido do que é ser Compaz: promover paz, sim, mas também promover justiça social, garantir direitos, abrir caminhos, oferecer acesso real a oportunidades, especialmente para quem mais precisa”, afirmou. “ O Compaz é feito de gente. Gente que acredita. Que doa tempo, saber, afeto. Que acorda cedo para ensinar, para mediar conflitos, para abrir portões e abrir caminhos".

O plenário da Câmara do Recife foi tomado pela arte e pela música, com as apresentações da orquestra Som do Auto e do grupo de dança popular do Compaz Leda Alves.

Ao finalizar a solenidade, o vereador Rinaldo Junior parabenizou o empenho da equipe de funcionários do Compaz Atriz Leda Alves e destacou a importância desse trabalho na melhoria da qualidades vida de muitas pessoas.


Clique aqui e assista a reunião solene em homenagem ao primeiro ano do Compaz Atriz Leda Alves.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife. 

Em 02.07.2025.