Cida Pedrosa propõe Circuito da Memória

A preservação da memória histórica e a construção pública da verdade como direito humano da cidadania e dever do Estado. Este é o objetivo do Circuito da Memória, uma proposta da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), através do projeto de lei número 99/2025, que busca reconhecer e valorizar locais marcantes do período da ditadura militar brasileira (1964–1985), além de promover educação histórica, direitos humanos, turismo cultural e reflexão social. A proposição está em tramitação na Câmara Municipal e já recebeu parecer pela aprovação da Comissão de Legislação e Justiça.

O Circuito da Memória” será formado por 13 pontos históricos, monumentos, imóveis, obras de arte, obras de infraestrutura e espaços públicos de relevância social, política e cultural. Entre eles, o Palácio do Campo das Princesas; Monumento Tortura Nunca Mais; local do assassinato dos estudantes Ivan Rocha Aguiar e Jonas José de Albuquerque Barros; Casa da Cultura de Pernambuco; Busto de Soledad Barrett Viedma; Monumento a Padre Henrique; Ponte da Torre Engenheiro Cândido Pinto de Melo; Memorial da Democracia Fernando Vasconcellos; Busto de Gregório Bezerra; Busto Comandante Crioulo e Igreja das Fronteiras.

Ainda de acordo com o projeto de lei, o Poder Público Municipal poderá incluir o “Circuito da Memória” do Recife nas políticas públicas, ações e campanhas de educação, direitos humanos, cultura e turismo. Também poderá instalar placas explicativas em cada ponto do percurso, com exposição de QR Code que direcione para página virtual com os demais pontos.

Ao percorrer o Circuito da Memória, cidadãos, estudantes e visitantes terão a oportunidade de rememorar episódios marcantes da história recente do Recife e do Brasil, conhecendo in loco os lugares onde a democracia foi atacada e também defendida. Cada placa, busto ou monumento narrará uma história de dor e coragem, mantendo vivas as lições do passado”, pontua a vereadora em sua justificativa.

Em 09.07.2025