Compaz do Ibura poderá ter biblioteca com o nome do escritor Osman Lins

Autor de contos, romances, narrativas, livro de viagens e peças de teatro, Osman Lins, poderá ser homenageado, por meio da sanção do projeto de lei 152/2024, em tramitação na Câmara, tendo o seu nome impresso na biblioteca localizada no Compaz do Ibura, Zona Sul da cidade. A iniciativa é do vereador Romerinho Jatobá (PSB). "Há inúmeras justificativas que endossam a importância de um reconhecimento à vida e à obra do escritor Osman Lins", ressaltou o parlamentar.

Osman da Costa Lins, filho de Maria da Paz de Mello Lins e Teófanes da Costa Lins, nasceu em 5 de julho de 1924, na cidade da Vitória de Santo Antão (PE). Mudou-se para a cidade do Recife aos 17 anos de idade. Na década de 1960, concluiu o curso de Dramaturgia na Escola de Belas Artes da Universidade do Recife, onde teve como professores os escritores Ariano Suassuna, Hermilo Borba Filho, entre outros. Suas atividades literárias se intensificaram, levando-o a mudar-se para São Paulo e posteriormente para a França. Osman Lins faleceu aos 54 anos, em consequência de um câncer, no ano de 1978.

Uma de suas obras mais populares, “Lisbela e o Prisioneiro”, recebeu o Prêmio Concurso Companhia Tônia-Celi-Autran, estreando anos mais tarde como um clássico do Cinema Nacional. No Rio de Janeiro, teve seu livro “O Fiel e a Pedra” premiado pela União Brasileira de Escritores; e, em São Paulo, foi agraciado com o Prêmio Anchieta de Teatro por sua peça “Guerra do Cansa-Cavalo” e com o Prêmio Narizinho por sua peça infantil “Capa-Verde e o Natal”.

Segundo o vereador Romerinho Jatobá, Osman Lins não se trata apenas de um escritor de Vitória de Santo Antão, mas de um cidadão pernambucano, que escolheu a cidade do Recife para se estabelecer e o projetou através de seu olhar e de sua literatura. "Foi um homem de “luz própria”, através de suas obras resplandeceu um “céu” de possibilidades para seus leitores, por isso sua criatividade e competência literária merecem ser rememoradas. Seu legado de bons ensinamentos, de amor, de respeito e, sobretudo, de dedicação à Cultura e à Educação serve como inspiração de vida”. 

 

Em 07.07.2025