Dia Municipal do Farmacêutico será celebrado no Recife
Ao justificar o projeto de lei Ordinária de nº 51/2025, que originou a Lei Municipal, o vereador Wilton Brito lembra que um Decreto Federal de nº 2.055, de 19 de dezembro de 1857, estabeleceu as condições para que farmacêuticos não habilitados pudessem exercer a profissão no Brasil e, apenas a partir de 1886, o trabalho passou a ser considerado como profissão.
"A profissão de farmacêutico teve que vencer vários obstáculos para se firmar. Era reduzido o número de alunos nas faculdades, pois enfrentavam a concorrência profissional de químicos, botânicos, médicos, bem como curandeiros e benzedeiros com pouca ou nenhuma escolaridade. Após diversas batalhas, a profissão ganhou o direito à exclusividade na produção e manipulação de medicamentos. Atualmente, o farmacêutico é um dos profissionais mais importantes do mundo, pois é responsável pela liberação dos medicamentos para uso correto da população", detalha o parlamentar.
Aprovado em abril deste ano no plenário a Casa de José Mariano, o projeto se tornou lei após a sanção do prefeito, a promulgação e à publicação no Diário Oficial do Município, no dia 22 de maio.