Inclusão da educação midiática nas escolas é proposta de Rinaldo Junior

A inclusão da educação midiática como tema transversal na base municipal curricular das escolas das Redes Pública e Privada do Recife é o objetivo principal do projeto de lei de número 22/2023, de autoria do vereador Rinaldo Junior (PSB). A matéria está em tramitação nas Comissões da Câmara. Se aprovado pelo plenário da Casa de José Mariano, a proposta seguirá para sanção do prefeito da capital pernambucana.

O objetivo da inclusão da educação midiática, de acordo com a justificativa da proposição, é de reconhecer a importância da matéria e introduzir a discussão no ambiente escolar. Os centros de ensino deverão definir como a temática será desenvolvida em conjunto com a comunidade escolar. O vereador Rinaldo Júnior defendeu que o projeto de Lei tem o propósito de orientar a pessoa que esteja navegando pela rede, para que ela possa interpretar, pesquisar e produzir informações de forma reflexiva.

“É fundamental, na realidade atual, termos que capacitar alunos e comunidade escolar para analisarem os produtos das mídias de maneira crítica, entendendo como funcionam os processos midiáticos. Um dos desafios da era digital é compreender nossos múltiplos papéis quando navegamos pela internet. Não somos mais meros consumidores. Hoje criamos, produzimos e compartilhamos”, argumenta o parlamentar.

O vereador pontuou ser extremamente necessário preparar crianças e jovens com senso crítico na Era da Informação. “Com uma formação focada no protagonismo, para fazer escolhas conscientes. Quando se desenvolve as habilidades da educação midiática, o jovem ressignifica a sua relação com todas essas informações, construindo autonomia e criando senso de responsabilidade”, finaliza o autor do projeto. 

 Em 25.07.2025