Jô Cavalcanti quer instituir o Dia Municipal das Cozinhas Solidárias

O dia 18 de maio poderá se tornar o Dia Municipal das Cozinhas Solidárias, a partir do projeto de lei Ordinária de nº 181/2025, de autoria da vereadora Jô Cavalcanti (PSOL), que está em tramitação na Câmara Municipal do Recife. A data foi escolhida, segundo a parlamentar na justificativa do projeto, por ter sido o dia da instalação da primeira cozinha solidária na cidade pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), na comunidade Santa Luzia, no bairro da Torre, Zona Norte.

No artigo 2º da proposta, Jô Cavalcanti detalha que o Poder Público poderá promover e incentivar atividades culturais, educativas e socioassistenciais para celebrar a data na cidade. O artigo diz ainda que devem ser realizadas "atividades de conscientização desenvolvidas na rede escolar do município e com a população em geral sobre: combate à fome; segurança alimentar e nutricional; solidariedade; cozinhas solidárias". 

Ao justificar o proposição, a parlamentar relata que o projeto das cozinhas solidárias surgiu em 2021, desenvolvido pelo MTST ainda no período da pandemia da covid-19. "O projeto nasce da necessidade urgente de garantir alimentação para um maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente nas periferias". Jô Cavalcanti detalha que as cozinhas são "organizadas de forma comunitária, localizadas em regiões periféricas que estejam em situações mais agudas de vulnerabilidade alimentar". 

De acordo com a vereadora, no Recife, o Cozinha Solidária serve almoço de segunda a sexta-feira para 123 famílias cadastradas, e que o "local tem uma salinha de estudos infantil e uma horta, que surgiram a partir das necessidades das famílias beneficiadas e que vivem no entorno". Complementa, ainda, que a promoção ao trabalho das cozinhas solidárias se está previsto na Lei Federal nº 14.628, de 20 de julho de 2023. 

Em 22.07.2025