Paróquia Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea é Patrimônio Histórico do Recife

Construída pelo Exército americano em formato de cruz, a Paróquia Nossa Senhora do Loreto da Base Aérea do Recife, localizada no bairro do Jordão, Zona Sul, se tornou Patrimônio Histórico, Cultural e Material do Recife pela Lei Municipal de nº 19.226/2024, de autoria do vereador Zé Neto (PSB).

Com a arquitetura em formato de cruz, a paróquia já abrigou os templos católico, judeu e protestante, um em cada parte da cruz.  No entanto, apenas a igreja católica permaneceu no local e assumiu todo o prédio. “Quando o estado de guerra foi cessado, os americanos voltaram à sua pátria e a capela ficou, assim como os demais prédios por eles construídos, no que hoje é a Base Aérea do Recife, Desde a sua construção, a capela mantém as características originais. Em 1946, foi realizado na Base Aérea um censo de natureza religiosa, que resultou conhecer que o número de católicos era superior às demais religiões. Esse fato originou a criação da Capelania da Guarnição da Aeronáutica, com sede na Base Aérea”, detalhou o vereador Zé Neto, autor da lei, na justificativa da proposta. 

Segundo o parlamentar, as atividades da capelania da Base Aérea sempre foram divulgadas pela imprensa local. Ele detalhou que a Paróquia passou a ser uma forma de integração da sociedade com as Forças Armadas. Além de missas, o espaço oferece curso bíblico, seminários,  palestras, encontro de casais e também realiza ação social em prol das pessoas em situação de vulnerabilidade.

Em 07.07.2025.