Programa de Incentivo ao Transporte Ativo e Seguro no Recife
Para o autor, a promoção do transporte ativo é fundamental para a construção de uma cidade mais sustentável, saudável e segura. "A implementação de infraestruturas adequadas e a criação de ambientes urbanos que favoreçam esses modos de deslocamento contribuem para a redução do uso de veículos motorizados individuais, diminuindo a emissão de poluentes e melhorando a qualidade de vida da população", avalia.
O Programa prevê a implantação de novas ciclovias e ciclofaixas, integradas ao Sistema Cicloviário do Recife; a criação de áreas de trânsito calmo em regiões de grande fluxo de pedestres, visando à redução da velocidade veicular e ao aumento da segurança viária; e a instalação de bicicletários e paraciclos em locais estratégicos, como terminais de transporte público, praças, parques e centros comerciais, para facilitar o estacionamento seguro de bicicletas. "A instalação de bicicletários em locais estratégicos facilita a integração entre diferentes modais de transporte, incentivando o uso destas como meio de transporte complementar", justifica Fabiano Ferraz.
O projeto ainda prevê a promoção de campanhas educativas e a realização de parcerias com a iniciativa privada e organizações da sociedade civil para implementação das infraestruturas necessárias. "A rubrica financeira também poderá advir do Fundo de Gestão do Trânsito e Transporte Urbano, com recursos provenientes de outros serviços, visto que a criação do Programa de Incentivo ao Transporte Ativo e Seguro visa consolidar e ampliar essas iniciativas, promovendo uma mobilidade urbana mais inclusiva e sustentável na cidade", afirma o vereador.
Em 01.08.2025