Projeto sugere que empresas ofereçam estrutura para apoio aos funcionários que forem trabalhar de bicicleta
O Relatório de Evolução do Perfil Ciclista (2015-2024), elaborado pela Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife (Ameciclo) em parceria com a Associação Transporte Ativo indica que 82% dos ciclistas utilizam suas bicicletas, principalmente, para ir para o trabalho.
Ainda de acordo com o relatório, a relação dos ciclistas com o uso para o trabalho vem se mantendo estável ao longo dos anos (85% em 2015 e 2018, e 82% em 2021). Além disso, o uso da bicicleta para ir à escola ou faculdade tem crescido, passando de 12% em 2021 para 33% em 2024, o maior percentual já registrado na série histórica.
Para o autor do projeto, a adoção de políticas que incentivem o uso de bicicletas não só melhora a disposição dos funcionários para o trabalho, mas também aumenta sua produtividade e motivação. "Colaboradores motivados influenciam positivamente o ambiente de trabalho, melhorando o clima organizacional e a qualidade das tarefas executadas. Isso pode começar com poucos funcionários, mas logo se espalha por toda a empresa" avalia o vereador Fred Ferreira.
O parlamentar reforça ainda que incentivar o uso de bicicletas na rotina para ir ao trabalho é uma forma de melhorar o trânsito, o meio ambiente e a saúde dos ciclistas. "O uso de bicicletas como meio de transporte, além de ser econômico e não poluente, promove a atividade física, auxiliando no bem-estar físico e mental", afirma o vereador.
Em 10.07.2025