Reunião pública trata do relançamento da campanha "Teatro é ao vivo. Vá ver!"

Criada em 2004 para fomentar espetáculos de linguagens como teatro, dança, música e circo, a campanha "Teatro é ao vivo. Vá ver!" retomou suas atividades em 2025. Para salientar a importância da ação liderada pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco (APACEPE), a Câmara do Recife promoveu nesta quarta-feira (2) uma reunião pública sobre o tema. Durante o evento, uma iniciativa da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), membros do setor cultural debateram no plenarinho da Casa de José Mariano os rumos que a nova etapa da campanha deve tomar.

Ao abrir a discussão, Cida Pedrosa falou sobre sua proximidade com as artes e explicou que a reunião faz parte de um esforço de seu mandato para trazer demandas da população para a Câmara do Recife. “Esta reunião de hoje é resultado de um dos encontros do nosso Mandato na Rua, porque a gente vive na rua. Quando visitamos a APACEPE, a Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco, um dos temas tratados foi a retomada da Campanha ‘Teatro é ao vivo. Vá Ver!’ e por isso estamos aqui”.

A parlamentar fez, ainda, um discurso em defesa da resiliência na luta política por cultura. “A gente vem aqui pensar em discutir público, teatro e espaço. E é sobre esse lugar que a gente precisa falar aqui. Muita gente deve estar muito chateada, e eu também estou, porque parece que a gente fica enxugando gelo, parece que a gente fica atrás das mesmas coisas há muito tempo”, afirmou. “O sistema é duro é cruel. Se a gente não continuar gritando por aquilo que a gente acredita, mesmo sendo poucos a gritar, os passos serão sempre para trás”.

Durante a reunião, membros da mesa de debates se pronunciaram sobre a campanha e sobre o tema da divulgação cultural e da formação de público. O microfone do plenarinho da Câmara também foi franqueado à população presente.

O representante da APACEPE na reunião, Pedro de Castro, deu detalhes sobre a nova configuração da campanha "Teatro é ao vivo. Vá ver!". Antes centrada na divulgação televisiva, a iniciativa agora tenta se ajustar à realidade da comunicação nas mídias sociais. De acordo com ele, a ideia é que as diretrizes delineadas com entidades do setor sejam colocadas em debate com a sociedade civil. “É uma campanha para a volta da produção pernambucana com mais força. Para a gente conseguir divulgar, dar uma visibilidade maior e uma popularização para que o público cresça dentro do nosso espaço. Então, a gente está aqui para retomar, vendo todo o sucesso que foi a campanha – porém, agora, a gente vai abrir para outros meios de comunicação”.

A produtora e atriz de teatro e cinema Paula de Renor falou, durante a reunião, sobre a importância da formação de público para as artes. Segundo ela, a campanha vai servir também para chamar a atenção para problemas do setor das artes cênicas, como a baixa oferta de pautas nos teatros. “A gente não pode esperar ter fomento, ter casa de espetáculo para mobilizar público”, refletiu. “Na hora que sai a campanha, começam a se abrir algumas coisas também. A gente precisa ter várias frentes para tentar construir algo mais sólido”.

Outra participante da mesa da reunião foi a presidente do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Pernambuco (SATED-PE), Mísia Coutinho. Ela demonstrou apoio à retomada da campanha e fez uma análise do contexto atual do setor – para ela, no momento há bons incentivos para a realização de espetáculos, mas faltam espaços para os artistas pernambucanos se apresentarem. “O ‘Teatro é ao vivo. Vá ver!’ é um projeto que nasceu em Pernambuco e é de Pernambuco”, disse. “A retomada da campanha é urgente e, claro, precisa da participação de todas as pessoas, sejam atores, produtores, técnicos”.

Clique aqui e assista a matéria do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a reunião pública sobre a campanha "Teatro é ao vivo. Vá ver!"

Em 02.07.2025