Vereador propõe criação de Programa de Integração Cicloviária nos Terminais de Transporte Público do Recife

A implementação de um Programa de Integração Cicloviária nos Terminais de Transporte Público do Recife. É o que propõe o Projeto de Lei nº 169/2025, de autoria do vereador Fabiano Ferraz (MDB). A principal ação do programa - que tem o objetivo de promover a intermodalidade e incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte complementar - é a instalação de bicicletários nos terminais de ônibus e estações de metrô no Recife.

"A integração entre bicicletas e o transporte público coletivo contribui para a redução do uso de veículos motorizados individuais, a diminuição da emissão de poluentes e a melhoria da qualidade de vida urbana. Além disso, facilita o deslocamento dos cidadãos, oferecendo alternativas de transporte mais eficientes e sustentáveis", justificou o autor do projeto.

A proposta reforça que os bicicletários precisam estar em locais seguros e adequados, garantindo a integridade dos equipamentos e a confiança dos usuários. Para isso, precisariam atender a critérios como localização em áreas de fácil acesso e próximas às entradas dos terminais; disponibilidade de vagas suficientes para atender à demanda local; iluminação adequada e monitoramento por câmeras de segurança; proteção contra intempéries, como sol e chuva; e possibilidade de fixação segura das bicicletas.

"Experiências em diversas cidades demonstram que a integração entre modais é fundamental para a eficiência dos sistemas de transporte urbano. Ao adotar essa prática, o Município se alinha às melhores iniciativas globais de mobilidade urbana sustentável, promovendo a inclusão social e a democratização do acesso à cidade", reforça o vereador Fabiano Ferraz, para quem a criação do programa é uma medida necessária para consolidar o compromisso do Município com a mobilidade sustentável. A matéria tramita na Casa e aguarda o parecer das Comissões para ser levada à votação em plenário.