Atos em defesa da anistia repercutem na Câmara do Recife

As manifestações organizadas por setores do campo político de direita no último domingo (3) foram tema de discursos proferidos por vereadores do Recife nesta segunda-feira (4), durante a reunião plenária da Câmara Municipal. Os vereadores Thiago Medina (PL) e Gilson Machado Filho (PL) enalteceram as mobilizações e defenderam o ex-presidente Jair Bolsonaro. Já os vereadores Luiz Eustáquio (PSB) e Jô Cavalcanti (PSOL) ressaltaram a responsabilização dos participantes nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília.

Na tribuna do plenário, o vereador Thiago Medina demonstrou satisfação com o apoio dado pelos manifestantes ao ex-presidente Jair Bolsonaro e destacou os protestos contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O ministro é relator do processo que julga Bolsonaro pela tentativa de golpe de Estado que teria ocorrido no Brasil entre 2022 e 2023. "O Brasil mandou recado, Pernambuco mandou recado, o Brasil mandou um recado claro: o País cansou da esquerda e não vai mais aceitar a tirania de um homem, Alexandre de Moraes".

O assunto também foi tema do pronunciamento do vereador Gilson Machado Filho. “A Avenida Boa Viagem ficou lotada de verde e amarelo e foi lindo demais. O brasileiro deu um recado nas ruas de todo Brasil. A gente não aguenta mais censura”. Ele reforçou que uma das razões das manifestações é o pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. “E só tem uma saída para isso, no Senado. Os senadores precisam ser corajosos. Já temos 34 votos pelo impeachment, só faltam seis, e assim a gente volta a ter equilíbrio entre os Poderes”.

Em contraponto aos discursos, a vereadora Jô Cavalcanti defendeu a soberania nacional e a responsabilização dos participantes da tentativa de golpe de Estado. A parlamentar também defendeu a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Ela abordou o projeto de lei n° 18/2025, de sua autoria, que quer proibir no Recife homenagens a pessoas e entidades condenadas por atos antidemocráticos praticados no dia 8 de janeiro. "Recife não pode aplaudir, e nem se curvar, a esses atentados golpistas que aconteceram em 2023", disse.  

A opinião foi compartilhada pelo vereador Luiz Eustáquio que repercutiu, ainda, a imposição da tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros pelo governo de Donald Trump. “Eu não poderia deixar também de falar sobre a taxação norte-americana e não podemos deixar que Trump mande no nosso país. O Brasil é nosso, quem decide somos nós e quem concorda com a situação colocada pelo Trump está errado”.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Thiago Medina.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Gilson Machado Filho.

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Jô Cavalcanti.

Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Luiz Eustáquio.

 

Em 04.08.2025