Câmara discute voto de aplausos a Thiago Ávila

Um voto de aplausos e congratulações ao ativista Thiago Ávila, que participou da Coalizão da Flotilha da Liberdade em prol do fim da Guerra de Israel na Faixa de Gaza, proposto pela vereadora Kari Santos (PT), foi rejeitado na reunião plenária realizada, pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta terça-feira (19). A matéria havia sido discutida, mas no momento da votação não alcançou o quórum exigido pelo Regimento Interno, que estabelece o quórum mínimo de 50% mais um dos vereadores presentes em plenário.

Além de Kari Santos, autora da proposição, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) também participou da discussão. Na discussão, Kari Santos disse que propôs o voto de aplausos a “Thiago Ávila, pela sua atuação em prol do fim da guerra de Israel contra os palestinos, e por sua corajosa participação como único tripulante brasileiro da embarcação Madleen, da Coalizão Flotilha Liberdade, na missão humanitária que tentou furar o bloqueio de Israel e adentrar na Faixa de Gaza levando ajuda humanitária”.

A parlamentar disse, ainda, que “Thiago Ávila é um defensor dos direitos humanos e da causa palestina. Ele arriscou a vida para denunciar o genocídio, o extermínio, cometido pelo exército de Israel, contra o povo palestino. O que estão fazendo [na Faixa de Gaza] é um genocídio. Mulheres, crianças, idosos, pessoas com deficiência, estão morrendo em bombardeios a escolas, igrejas, hospitais”.

Ao pedir aparte, a vereadora Cida Pedrosa disse que o voto de aplauso a Thiago Ávila era importante: “Temos certeza de que está acontecendo um genocídio e que os Estados Unidos e países da Europa acobertam esse genocídio. São países que não reconhecem a Palestina como estado independente, mas o povo está indo às ruas em diversos países, para denunciar o genocídio. As potências econômicas fecham os olhos porque a indústria da guerra quer vender armas. Thiago merece o voto de aplausos”, disse.

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Kari Santos e apartes.
Em 19.08.2025.