Compra de materiais e rua do Bom Jesus: assuntos em debate na Câmara
Os pronunciamentos ocorreram no chamado pequeno expediente da reunião, quando os vereadores podem falar por cinco minutos na tribuna. Durante este tempo, o vereador Eduardo Moura apresentou vários questionamentos à gestão. Ele destacou que o Ministério Público Federal denunciou oito pessoas, entre elas o ex-secretário de Saúde do Recife Jailson Correia, por suposta participação em fraudes na contratação de materiais médico-hospitalares durante a pandemia de covid-19. A denúncia foi apresentada à 13ª Vara da Justiça Federal no Recife.
“Outras prefeituras, como João Pessoa e Fortaleza, compraram luvas por 15 centavos, 17 centavos. A Prefeitura do Recife comprou por 28 centavos, 60% a mais”, reclamou. O parlamentar também criticou a medida do Gabinete do Centro do Recife (Recentro), para a criação de uma comissão técnica especial destinada a elaborar o edital de licitação para “seleção de instituições civis, com ou sem fins lucrativos, e/ou pessoas jurídicas de direito privado interessadas em celebrar contrato de adoção da Rua do Bom Jesus”.
“Saiu no Diário Oficial desse sábado a criação da Comissão Técnica Especial para privatizar a Rua do Bom Jesus, a icônica Rua do Bom Jesus”, afirmou. Ele disse que não é contra a privatização, mas ressaltou não concordar com o modelo da gestão de quatro parques públicos da cidade, que passaram à iniciativa privada. “O consórcio pagou pelos parques do Recife RS 350 mil reais. Você não compra hoje nem um flat por R$ 350 mil reais”, lamentou.
Em seguida, o vereador Rinaldo Junior disse ser necessário garantir o direito à ampla defesa e evitar julgamentos antecipados. “Talvez amanhã ou depois de amanhã, eu possa ser denunciado ou todos vocês, e vamos garantir o direito de defesa”, afirmou. “Eu digo isso porque o mesmo Ministério Público Federal já denunciou o seríssimo médico Jailson Correia e a Justiça Federal, em outro processo, inocentou o secretário de Saúde do então governo de Geraldo Julio”.
Sobre a rua do Bom Jesus, ele também fez questão de defender a gestão municipal. “O que vai acontecer é um estudo técnico para que, se possível, aconteça uma adoção. A nossa cidade é repleta de praças e, em muitas delas, a iniciativa privada toma conta da praça com os serviços que nela são precisos. Então, não houve e nem vai haver, em hipótese alguma, a privatização da Rua Bom Jesus”.
Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Eduardo Moura no pequeno expediente.
Clique aqui e assista ao pronunciamento do vereador Rinaldo Junior no pequeno expediente.
Em 11.08.2025