Contratação de novos AADEEs é tema de debate
O requerimento número 7444/2025, aprovado após os debates, dirige indicação à Secretaria de Educação do Recife para que realize a nomeação das 400 vagas do concurso público nº 002, de 9 de dezembro de 2024, conforme compromisso firmado em audiência pública realizada pelo Ministério Público de Pernambuco em 28 de maio de 2025.
Jô Cavalcanti fez um apelo à Secretaria de Educação do Recife para que contrate novos profissionais e garanta atendimento aos alunos especiais. “Há déficit do número de AADEEs, que angustia as mães dos alunos e prejudica as crianças atípicas que frequentam as escolas da rede municipal”. Segundo a parlamentar, essas crianças estão vivendo um rodízio nas escolas e o tema exige prioridade da pasta.
Em aparte, o vereador Osmar Ricardo defendeu uma mesa de negociação permanente com a Prefeitura e cobrou também a nomeação dos aprovados. “A rede municipal de ensino está precisando deles e pede socorro”.
Kari Santos disse que o rodízio de crianças atípicas é uma prática injusta. “Até o presente momento não tem nenhuma resolução para que a gente possa sanar esse problema”, pontuou reforçando ainda a urgência na nomeação. “Existem crianças que, nesse exato momento, estão em rodízio, não estão na sala de aula e fora do ambiente escolar. São crianças atípicas de grau quatro que precisam de um acompanhamento e de um suporte especializado”.
Eduardo Moura (Novo) ressaltou denúncia que fez à Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital no Ministério Público de Pernambuco (MPPE) solicitando ao órgão para entrar com uma ação civil pública e também com um pedido de liminar pela convocação dos aprovados. “Temos denúncias várias de pais e também de responsáveis por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), relatando a ausência do suporte especializado, ou seja, dos Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial, ausência de estagiários e cuidadores, prática de rodízio forçado de frequência escolar, alunos autistas isolados e sem participação pedagógica efetiva e falta de acompanhamento terapêutico”.
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Em 19.08.2025