Debates, extensa pauta de votação e aprovação de projetos de lei marcam o início do semestre na Câmara do Recife

A primeira reunião Ordinária deste semestre na Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (4), contou com vários debates além da votação de uma extensa pauta composta por 64 páginas, com centenas de requerimentos e a segunda votação de cinco projetos de lei. O presidente da Casa, vereador Romerinho Jatobá (PSB), acredita que este período consolidará, mais uma vez, a Câmara do Recife como um espaço de grandes debates e excelente produção legislativa.

Romerinho Jatobá destacou a importância do diálogo para a Câmara do Recife. “À medida que as eleições vão se aproximando é normal que ocorra um acirramento maior na política. A gente vai estar aqui cumprindo o nosso papel que é mediar os conflitos e fazer com que cada vereador tenha o seu espaço de fala”.

Ele também afirmou que é grande a expectativa quanto aos trabalhos legislativos, que compreendem desde a elaboração de projetos de lei e requerimentos, à realização de audiências públicas, reuniões de comissões e outros eventos.. “Nós vamos continuar imprimindo esse ritmo acelerado de entregas que temos feito, de produção legislativa. Colocando o Recife no centro das discussões aqui dentro da Casa, com muitos debates, com muitos projetos apresentados”.

 Além de centenas de requerimentos, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira, foram aprovados cinco projetos de lei em segunda votação no plenário, que seguiram para sanção do prefeito João Campos. Desta forma, o Recife pode ganhar cinco novas leis municipais.

Foram aprovados, o projeto de lei nº 120/2025, de  autoria da vereadora Liana Cirne (PT),  que  considera Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade do Recife o Coletivo Cultural “Guerreiros do Passo”; da mesma forma o projeto de lei número 158/2025, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que declara a “Bienal Internacional do Livro de Pernambuco” Patrimônio Cultural Imaterial do Recife.

Também aprovados na Câmara: o projeto de lei número 129/2025, da vereadora Kari Santos (PT), que institui o “Dia Municipal do Entregador por Aplicativo” no Calendário Oficial de Eventos do Município do Recife; o projeto de lei número 136/2025, do vereador Felipe Alecrim (Novo), que dispõe sobre a implantação de busto em homenagem ao jornalista, político, escritor e historiador Leonardo Antônio Dantas Silva e o projeto de lei número 233/2025, do vereador Carlos Muniz (PSB), que denomina “Conjunto Habitacional Papa Francisco” o conjunto habitacional construído na Comunidade do Pilar, no Bairro do Recife.

 Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Em 04.08.2025