Desembargador André Vicente Pires Rosa é Cidadão do Recife

O desembargador André Vicente Pires Rosa é o mais novo detentor do Título de Cidadão do Recife. A comenda foi entregue nesta terça-feira (26) pela Câmara Municipal, em uma cerimônia realizada no plenário da Casa de José Mariano por iniciativa do vereador Wilton Brito (PSB). O presidente do Poder Legislativo, vereador Romerinho Jatobá (PSB), conduziu a reunião solene prestigiada por autoridades da esfera jurídica pernambucana.

Natural de Santa Maria (RS), André Vicente Pires Rosa é bacharel em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor na mesma área pela Universidad Autónoma de Madrid, da Espanha. Foi professor da Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE) e, hoje, é professor da Faculdade de Direito da UFPE.  Ingressou como juiz no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em 1991, ascendendo ao cargo de desembargador em fevereiro de 2024, pelo critério de merecimento.

Em seu discurso na tribuna do plenário, Wilton Brito destacou a biografia, o currículo e as contribuições do novo cidadão ao Recife. Segundo o vereador, a entrega do Título sinaliza mais que uma formalidade: “é o reconhecimento da nossa gente ao seu valor, à sua contribuição e ao seu comprometimento com o bem-estar da nossa comunidade”.

“Desembargador André Vicente, sua trajetória é um exemplo de dedicação e excelência no serviço público. Sua vida dedicada ao Direito e à Justiça, marcada por uma conduta ilibada e um profundo senso de equidade, transcende as paredes dos tribunais e impacta diretamente a vida de inúmeros cidadãos”, disse Wilton Brito. “Sua atuação como magistrado tem sido um pilar na construção de uma sociedade mais justa e segura, contribuindo significativamente para a pacificação social e para o fortalecimento do nosso Estado Democrático de Direito”.

Ao ocupar a tribuna da Câmara, André Rosa demonstrou sua gratidão à cidade onde constituiu sua família e os dois eixos de sua carreira, a magistratura e o magistério. No pronunciamento, o homenageado fez um elogio ao Recife, salientando sua cultura, sua geografia e a generosidade do povo que o acolheu como cidadão. “Reconheceram-me, distinguiram-me, e me tornaram conterrâneo de Frei Caneca, Joaquim Nabuco, Manuel Bandeira, Gilberto Freyre, João Cabral, do meu professor Nelson Saldanha, só para citar alguns ilustres recifenses. Mas, acima de tudo, fizeram de mim seu conterrâneo – conterrâneo dos contemporâneos, daqueles com quem hoje convivo: os do presente, os com quem falo, como, bebo, trabalho, reflito, discuto e cresço. Eis aí o imenso valor”.

Além da entrega do Título de Cidadão e da respectiva Medalha, o evento foi pontuado por apresentações musicais de Jota Michilles e do músico Lulika dos Palmares.

Ao final da cerimônia, o presidente Romerinho Jatobá fez questão de reconhecer e congratular o homenageado, fazendo a ele um pedido em nome da Casa do povo. “Eu vou pedir para que você continue carregando o Recife no peito, levando esse orgulho de ser filho da nossa terra, podendo falar aos quatro do mundo o que a gente tem de melhor, das nossas belezas naturais, da nossa cultura. Mas, principalmente, fazer uma defesa do nosso povo aguerrido, trabalhador, sério, competente, decente e que acolhe tão bem aqueles que vêm de fora”.

Na mesa de honra, estiveram presentes o homenageado e os parlamentares, bem como o desembargador Fausto Campos, primeiro vice-presidente do TJPE; o desembargador eleitoral José Ronemberg Travassos da Silva, representante do Tribunal Regional Eleitoral; o desembargador Eduardo Augusto Paurá Peres, representante da Associação Nacional de Desembargadores; e o defensor público-geral do Estado de Pernambuco, Henrique Seixas.

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a reunião solene:Título de Cidadão do Recife para o desembargador André Vicente Pires Rosa.

Em 26.08.2025