Flávia de Nadegi defende projeto que prevê atendimento preferencial a pessoas com fibromialgia

A vereadora Flávia de Nadegi (PV) subiu à tribuna da Câmara Municipal do Recife nesta terça-feira (26) para discutir três projetos de lei de sua autoria, que constavam na pauta para primeira votação. Uma delas, a de nº 24/2025, sugere o atendimento preferencial e prioritário aos portadores de fibromialgia nos órgãos públicos do Recife. “Esse projeto de lei é um gesto de humanidade, empatia e compromisso com quem mais precisa de atenção. É dar dignidade e respeito a quem enfrenta uma condição crônica e não pode mais ficar invisibilizado pelo poder público”, afirmou a autora.

Durante a defesa da matéria, a vereadora lembrou que a maioria das doenças que envolvem fatores emocionais estão relacionadas ao sexo feminino, e citou alguns problemas enfrentados pelos pacientes com fibromialgia. “Todos sabemos que esta é uma doença silenciosa, mas profundamente dolorosa, que impacta o dia a dia de quem a enfrenta. Muitos pacientes relatam dores constantes, fadiga e dificuldade até mesmo nas atividades mais simples. Muitas vezes estas pessoas precisam aguardar longas filas para consultas, exames e serviços básicos enquanto enfrentam dor e limitações físicas”. E reforçou, “Esse projeto nasce de uma escuta ativa. Nosso dever é transformar essa escuta em ação concreta. Vamos aprovar este projeto e dar uma resposta de que esta Casa reconhece, respeita e legista a favor dos pacientes portadores da fibromialgia”.

O projeto de lei foi aprovado por unanimidade em primeira discussão, junto com outros dois projetos da autora, o de nº 89/2025, que institui o mês de agosto como o Mês da Primeira Infância no Calendário Oficial de Eventos do Recife, e o de nº 215/2025, que inclui neste mesmo calendário o Dia Municipal de Conscientização sobre a Doença Falciforme. As matérias devem voltar ao plenário para uma segunda votação.

 

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Flávia de Nadegi.

Em 26.08.2025