Lídia Barci é a mais nova cidadã do Recife

A Câmara Municipal do Recife realizou, por iniciativa do vereador Eduardo Moura (Novo), a entrega do Título de Cidadã do Recife à delegada Lídia Barci, durante reunião solene realizada na noite desta quinta-feira (7). Atualmente titular da Delegacia de Jardim São Paulo, Lídia Barci, natural de São Paulo (SP), chegou ao Recife no ano de 2008 para atuar na Polícia Civil de Pernambuco. A solenidade, que estava repleta de amigos e familiares da homenageada, foi presidida pelo vereador Felipe Alecrim (Novo).

Também compuseram a Mesa de Honra da reunião a delegada-geral adjunta da Polícia Civil de Pernambuco, Beatriz Leite; a delegada da Polícia Civil de Pernambuco, Tereza Nogueira; o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Renato Leite; e o vice-presidente do Partido Novo, Felipe Nóbrega. 

Desde 2008, quando chegou no Recife, Lídia Barci atuou em diversas delegacias de Pernambuco, como o Departamento da Criança e do Adolescente, a Delegacia de Itapissuma, a 8ª Delegacia de Homicídios de Paulista, a Delegacia de Vasco da Gama, a Delegacia de Casa Amarela, a Delegacia do Idoso, a Delegacia da Mulher de Santo Amaro e, atualmente, a Delegacia de Jardim São Paulo. 

Ao ocupar a tribuna e fazer as suas colocações, o autor da homenagem, vereador Eduardo Moura disse ter conhecido a delegada enquanto era repórter, quando a entrevistava nas pautas para programas de televisão e que a admiração por ela só aumentou. "Eu aprendi muito com ela porque ela sempre teve uma empatia pelo Recife. Das delegacias que passou, que foram muitas, em todas  eu tive a oportunidade de entrevistá-la. Não era entrevistada ali somente uma delegada que conhecia do Direito, do Código Penal; mas uma mulher que se importava com aquelas pessoas e, esse talvez seja o superpoder de Lídia Barci. Ela consegue ser uma delegada forte como o cargo exige, com as cobranças que tem, mas ela consegue ser muito humana no que ela faz. E essa mulher merece ser recifense", exaltou.  Em seguida, ele realizou a entrega do Título de Cidadã do Recife, da respectiva medalha e de flores à delegada.

Em uma quebra de protocolo, a delegada-geral Adjunta da Polícia Civil de Pernambuco e amiga pessoal da homenageada, emocionada, subiu à tribuna para fazer as suas considerações. "Há 17 anos a gente vem construindo uma parceria muito grande não só dentro da Polícia Civil, mas também a nossa história na nossa família, porque você é a minha família aqui [no Recife]". 

Em seguida, a mais nova cidadã recifense, Lídia Barci, também ocupou a tribuna da Casa de José Mariano. Ela agradeceu pela homenagem e contou da sua relação com a cidade desde quando chegou, em 2008. "Essa honraria, para mim, representa a confirmação de um vínculo que foi se construindo dia após dia, ao longo de uma história de trabalho, entrega e afeto por essa cidade. Desde quando cheguei no Recife a minha vida pessoal e profissional se entrelaçaram com essa cidade e passei a servir com zelo, compromisso e dedicação. Recife me recebeu com generosidade e me permitiu atuar não apenas como profissional, mas como cidadã comprometida com a construção de uma sociedade mais justa e segura. Aqui, criei raízes e construí amizades verdadeiras. Vivi experiências transformadoras e me senti parte de algo maior. Receber esse Título é como receber um novo sobrenome. Agora, de coração e de direito, eu posso dizer que sou recifense", destacou. 

Ao final da reunião solene, o vereador Felipe Alecrim destacou a relevância da atuação da delegada Lídia Barci para a sociedade recifense. Parabenizou o vereador Eduardo Moura pela iniciativa e convidou a todos para acompanhar o Hino da Cidade. 

Clique aqui e assista a reportagem do TV Câmara do Recife.

Clique aqui e assista a reunião solene para  entrega do Título de Cidadã do Recife à  delegada Lídia Barci.

Em 07.08.2025