Requerimentos que celebram a música e a cultura são aprovados na Câmara

Orquestra Sinfônica do Recife, Cascabulho, SaGrama, Conservatório Pernambuco de Música e Agenda Cultural/PE. Cinco requerimentos de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) foram temas de discussões no plenário da Casa de José Mariano, nesta terça-feira (12), durante a reunião plenária. Todas as proposições concederam votos de aplausos e congratulações e foram direcionadas a grupos musicais e entidades que impulsionam a cultura local. Os vereadores Thiago Medina (PL) e Alcides Teixeira Neto (Avante) participaram dos debates.

O primeiro requerimento abordado por Cida Pedrosa, na tribuna, foi o de número 6975/2025 que concede voto de aplauso e congratulações ao grupo musical Cascabulho, pela passagem de seus 30 anos de contribuição à música brasileira, extensivos aos integrantes do grupo: Kléber Magrão, Rapha Groove, Léo Oroska, Jorge Martins e Matheus Gaudêncio. “O Cascabulho surge em 1994, em plena efervescência do movimento mangue beat, que fez 30 anos ano passado e é uma das bandas mais originais que nós temos. O Cascabulho é um projeto cultural que honra a memória dos povos do nordeste, dos indígenas, dos pretos e faz com que a música da gente seja ímpar”.

O requerimento nº 7131/2025 concede voto de aplausos e congratulações ao grupo musical SaGrama, pela passagem de seus 30 anos de contribuição à música brasileira, extensivo a todos os seus integrantes. “O Sagrama junta música erudita com poesia popular, com tecnologias de sonoridades diversas e uma excelência técnica que já os levou a serem indicados para o Grammy da música internacional. Saúdo essa música que junta barroco, música árabe, música nordestina e que faz com que a música pernambucana seja tão diversa”, ressaltou Cida Pedrosa.

O de número 7133/2025 concede voto de aplausos e congratulações à Orquestra Sinfônica do Recife, por ocasião dos seus 95 anos de trajetória, celebrados em 30 de julho de 2025, estendido em nome do maestro Lanfranco Marcelletti, aos músicos e às equipes técnica e administrativa. “São 95 anos em estado de graça e em estado de música fazendo concertos initerruptamente. É a orquestra sinfônica mais antiga do Brasil”.

Em aparte, Thiago Medina (PL) parabenizou Cida Pedrosa pelo reconhecimento prestado à Orquestra Sinfônica do Recife e chamou a questão para a necessidade de concurso públicos para novos integrantes do grupo. “É uma luta muito importante e é preciso realizar concurso para a Orquestra porque faz mais de 20 anos que não há um certame”.

Sobre o assunto, a vereador Alcides Teixeira Neto (Avante) disse que existe um projeto em tramitação (PLO 387/2017) que defende a música nas escolas. “Tenho um projeto em tramitação na Casa que dispõe sobre a implantação obrigatória do ensino de música nas escolas da rede pública e privada do Recife nas modalidades educação infantil e ensino fundamental. Todos nós nascemos com um talento e um aluno pode se apaixonar por um instrumento e levar o nome do Recife para o Brasil e para o mundo”.

Conservatório e Agenda Cultural -  Em seu pronunciamento, a vereadora Cida Pedrosa também destacou o requerimento nº 7161/2025, que concede voto de aplausos e congratulações ao Conservatório Pernambucano de Música, pela passagem dos seus 95 anos de existência, celebrados em 2025, reconhecendo a sua história e a inestimável contribuição para a formação musical em Pernambuco e no Brasil. “Quando encontramos a juventude nas orquestras e ruas do Recife, uma grande maioria dessa moçada teve formação musical erudita no Conservatório Pernambucano de Música. O Conservatório é um patrimônio cultural vivo com um forte compromisso com a educação, a pesquisa e a valorização da cultura”, disse.

E o último requerimento enaltecido pela parlamentar foi o de número 7197/2025 que concede voto de aplausos e congratulações ao grupo Agenda Cultural PE, em nome de seu fundador, Tiago Martins Rego, pela comemoração dos 10 anos de existência deste relevante espaço de articulação e difusão cultural em Pernambuco, celebrado no dia 15 de agosto de 2025. “É um espaço de grande divulgação da literatura, da busca das artes plásticas e artes cênicas sempre sem discriminação nenhuma. Tiago Martins Rêgo, receba o aplauso da Câmara do Recife que sabe que a sua agenda on-line faz com que a nossa querida cultura pernambucana seja difundida da forma mais democrática”, finalizou Cida Pedrosa. 

Clique aqui e assista ao pronunciamento da vereadora Cida Pedrosa e apartes.

Em 12.08.2025